Comando Militar da Amazônia sedia lançamento da Operação “AMAZONAS” do Projeto Rondon

Nesta terça-feira (8), o Comando Militar da Amazônia (CMA) sediou o lançamento da Operação “AMAZONAS”, ação do Projeto Rondon que beneficiará doze municípios do Estado do Amazonas. A iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento da cidadania entre universitários, por meio da aplicação de soluções sustentáveis voltadas à inclusão social e à redução das desigualdades regionais, fortalecendo, assim, a soberania nacional.


A solenidade foi marcada pela assinatura do termo de cooperação entre o Ministério da Defesa e as prefeituras envolvidas, simbolizando o retorno do Projeto Rondon ao Amazonas. A operação conta com o apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além das Forças Armadas, representadas, pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva, Organização Militar do Exército Brasileiro que irá prover o Apoio Logístico à operação.


De acordo com o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, o esforço conjunto fortalece a soberania nacional e contribui para levar benefícios duradouros à população amazônida.
Entre os dias 11 e 26 de julho de 2025, professores e estudantes de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) de diversos estados brasileiros participarão da operação, cujo ponto de concentração inicial será a cidade de Manaus (AM).


Operação “AMAZONAS”

A Operação contará com a participação de 262 “rondonistas” – professores e estudantes universitários voluntários – que atuarão em ações voltadas ao desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas. Os grupos aplicarão seus conhecimentos acadêmicos em oficinas práticas, abordando áreas como Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.


Durante duas semanas, cada município receberá duas IES, com dez integrantes cada – sendo dois professores e oito alunos por instituição. As ações serão realizadas nas cidades de Careiro da Várzea, Anamã, Anori, Urucurituba, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, Rio Preto da Eva, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Fonte Boa e Alvarães.


Uma equipe de “rondonistas” também será responsável pela cobertura em tempo real da Operação, percorrendo todos os municípios envolvidos com o objetivo de dar visibilidade às ações sociais desenvolvidas junto às comunidades mais vulneráveis.

 

Fonte: Comando Militar da Amazônia – CMA

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *