Manaus (AM) – Em um marco histórico para a diplomacia militar e a integração regional, o Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu, nesta terça-feira (16/07), os embaixadores dos países-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). A comitiva, composta por seis chefes de Missões Diplomáticas em Brasília (Camboja, Filipinas, Indonésia, Myanmar, Tailândia e Vietnã) e pela embaixadora de Timor-Leste (país em processo de acessão à ASEAN), foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior do CMA, General Triani.
Sob a condução do assessor cultural, Coronel Pontes, os embaixadores embarcaram em uma jornada imersiva pelo memorável Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira. Por meio de um tour guiado, puderam desvendar as riquezas da história amazônica e testemunhar a presença marcante do Exército Brasileiro na região.
Durante a visita, os embaixadores também conheceram o Espaço Brasileira Amazônia (EBA) e visitaram o Zoológico do CIGS, incluindo a Sala de Imersão General Rodrigo Octávio. A atividade se caracterizou em uma oportunidade única para os representantes de países asiáticos conhecerem mais de perto o trabalho do CMA, além de entenderem o papel crucial deste Comando Militar na defesa e proteção da região amazônica.
Sobre a ASEAN
A ASEAN, criada em 1967, é um bloco econômico regional formado por 10 países asiáticos: Brunei Darussalam, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia e Vietnã. A organização tem como objetivos promover a cooperação econômica, social e cultural entre seus membros, além de fortalecer a paz e a segurança na região.
*Comando Militar da Amazônia