Comando Militar da Amazônia não para: ações de defesa e apoio à Amazônia seguem intensas durante as festividades

O CMA reforçou, neste período festivo de Natal e Ano Novo, o compromisso com a missão constitucional de defesa da Amazônia Ocidental e apoio aos povos originários e à população amazônida. Seja na defesa da pátria ou nas ações secundárias que impactam diretamente a vida dos cidadãos locais, o CMA não desacelerou e segue realizando ações ininterruptas.

Essa dedicação reflete a singularidade da profissão militar, evidenciada pela prontidão logística e operacional do Exército Brasileiro, que permite respostas rápidas em qualquer cenário. 

Diplomacia Militar

No campo da cooperação internacional, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva e a Brigada de Selva nº 26 do Exército Colombiano realizaram, em dezembro, uma operação combinada na linha de fronteira. A ação fortaleceu os laços de amizade entre os países e intensificou o combate aos crimes transfronteiriços, como o tráfico de drogas, reforçando a segurança na região.

Operacionalidade

Ainda em dezembro, a Operação CATRIMANI II demonstrou eficácia das ações contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) inutilizando, no dia 23, uma pista clandestina, juntamente com equipamentos e materiais relacionados à mineração ilegal. Além disso, no último dia do ano (31), a Operação Interdição Majestade reiterou a prontidão das Forças Armadas ao desarticular um aeródromo estratégico usado para transporte de minerais ilegais.

A defesa das fronteiras também esteve em evidência. Em São Gabriel da Cachoeira, o Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva intensificou o monitoramento e fiscalização na região do Porto de Camanaus durante a  Operação Paranã Pixuna, com patrulhas fluviais e terrestres para coibir crimes transfronteiriços no noroeste do Amazonas.

Apoio aos povos originários e à população amazônida

O apoio logístico humanitário também foi destaque nesse período. No Natal, o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) realizou o translado de um paciente de Beruri, município distante 173 quilômetros, para Manaus, atendendo a um pedido da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A missão exemplifica a prontidão e o compromisso do Exército Brasileiro com o bem-estar da população amazônica.

Outro exemplo de atuação foi a Operação Tucumã, que garantiu a distribuição, somente em dezembro, de mais de 14 mil cestas básicas para comunidades indígenas e ribeirinhas afetadas pela estiagem. A iniciativa mobilizou a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira na ação humanitária.

Proteção do Meio Ambiente

Atividades como a soltura de 2.000 filhotes de quelônios, realizadas pelo 3º Pelotão Especial de Fronteira em parceria com a Associação de Pescadores de Vila Bittencourt, e a apreensão conduzida pelo 2º Pelotão Especial de Fronteira, Ipiranga, de mais de 4 toneladas de peixe no período de defeso, peças de motor, materiais usados em dragas para o garimpo ilegal e ouro, apreendidos durante a Operação Escudo, demonstram o impacto das ações para a proteção do meio ambente.

Assim, o CMA encerra 2024 e inicia 2025 com entregas significativas para a sociedade. Além de garantir a defesa da pátria, o EB na Amazônia reafirma, diariamente, o compromisso com o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, proteção do meio ambiente e respeito aos povos originários e à população amazônida.

*CMA

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *