Comando Militar da Amazônia implanta núcleo do Centro de Adestramento Amazônia

Na última terça-feira (11), o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou uma solenidade para marcar a implantação do núcleo do Centro de Adestramento Amazônia (CA Amz). Durante o evento, foram apresentados os militares que integrarão esta organização, responsável pelo aprimoramento das tropas que operam na Amazônia Ocidental.

As atividades do CA Amz neste ano, funcionarão inicialmente como um núcleo, com expansão gradual para um adestramento cada vez mais eficaz das tropas. A iniciativa está alinhada às vocações estratégicas do CMA, garantindo a prontidão operacional e que as tropas estejam preparadas para cumprir, com excelência, as diversas missões nos seus quatro estados de atuação.

O Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, destacou a importância dessa conquista para a região: “Esse centro foi inicialmente planejado para ser implementado em Brasília, mas sua instalação na Amazônia demonstra uma prioridade dada à região. É uma Portaria de iniciação, ainda temos um caminho a percorrer, para que o CA Amazônia funcione plenamente”. 

O General ressaltou que o CA Amz seguirá a concepção do Centro de Formação e Reservista (CFR), entretanto, ganhará um enfoque no segundo semestre do ano. “O CFR concentra suas atividades no primeiro semestre, e no segundo semestre o CA Amazônia será praticamente incorporado. Vamos manter essa concepção, que é muito interessante, garantindo um equilíbrio necessário entre as organizações militares e o efetivo”.

Neste ano, quatro certificações estão previstas para o CA Amz, estas atividades avaliam as capacidades operacionais para o combate na selva com simulação viva, garantindo um treinamento mais realista e eficaz.

*CMA

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *