O Comando Militar da Amazônia (CMA) é a vanguarda da Pátria na Amazônia Ocidental profunda. Nela mais de 200 etnias são atendidas com a mão amiga do Exército com médicos, dentistas, assistência social direcionada à nutrição com alimentos transportados por barcos, aviões e helicópteros às aldeias.
Com tropas e patrulhas atuando nas fronteiras com a Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia na defesa da soberania e combatendo os narcotraficantes, criminosos ambientais, piratas da biodiversidade, guerrilheiros, contrabandistas e garimpos ilegais.
OS 24 Pelotões Especiais de Fronteira são a ponta de lança bélica contra os criminosos e com a presença permanente da linha divisória mantém a soberania do território brasileiro.
Em tempos de pandemia o Exército realizou e ainda realiza centenas de ações humanitárias.
Sob o comando do general de Exército Estevam Theophilo o CMA está preparando duas Operações Amazônia com o objetivo de mostrar que está terra tem dono e que a Amazônia brasileira tem todas as condições de ser defendida pelos guerreiros de selva, com artilharia sobre balsas, paraquedistas, logística estratégica em conjunto com a Marinha e Força Aérea, neste cobiçado espaço do Brasil soberano com suas riquezas humanas, hídricas, minerais e da maior biodiversidade de florestas tropicais do mundo.
Assista ao vídeo na íntegra preparado pela instituição: