A estiagem severa que atinge o Amazonas há vários dias tem causado sérios problemas para as pessoas que vivem na região. Em resposta a essa crise, as Forças Armadas, em conjunto com o Governo do Amazonas, Municípios e agências estão fornecendo assistência essencial na forma de suprimentos de água potável e alimentos.
Diante do agravamento da situação, o Governo Federal autorizou o emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas em ações de apoio à Proteção e Defesa Civil, estabelecendo um Comando Conjunto, sob coordenação do Ministério da Defesa, para sincronizar as ações da Operação Estiagem 2023.
O objetivo é contribuir para que a ajuda chegue às áreas mais afetadas o mais rapidamente
possível. Para isso, os integrantes do Comando Conjunto, sob coordenação do Ministério da Defesa, estão comprometidos em proteger e servir a população amazônida.
Entrevista
A fim de prestar esclarecimentos sobre a atuação do Comando Conjunto, o General de Divisão Carlos André Alcântara Leite, Comandante Conjunto nomeado pelo Comando Militar da Amazônia, estará à disposição da imprensa no dia 20 de outubro, às 13h, na Base Aérea de Manaus, por ocasião do embarque de alimentos em aeronaves da Força Aérea Brasileira para a região de Tabatinga.
Solicita-se aos membros da imprensa interessados em participar que confirmem sua presença
por meio do e-mail [email protected], o mais brevemente possível.
*com informações da assessoria