Comando Militar da Amazônia apoia buscas por jovens indígenas na Terra Indígena Kwata/Laranjal

Dois adolescentes indígenas da etnia Munduruku, de 14 e 12 anos, foram encontrados neste domingo (16) após seis dias desaparecidos na Terra Indígena Kwata/Laranjal, ao norte do município de Borba, no Amazonas. A operação contou com o apoio do Exército Brasileiro, que auxiliou no resgate.

Os jovens foram localizados por indígenas na comunidade Paca, ao sul da comunidade Vila Nova, a aproximadamente 20 quilômetros do ponto onde se perderam. As buscas foram coordenadas por uma força-tarefa que reuniu tropas do Comando Militar da Amazônia (CMA), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e indígenas de diversas aldeias.

Atendendo a um chamado da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), o CMA mobilizou tropas do 1º Batalhão de Infantaria de Selva e uma aeronave do 4º Batalhão de Aviação do Exército. O helicóptero HM-4 foi empregado para intensificar as buscas e realizar o transporte dos adolescentes até Nova Olinda, onde passaram por avaliação médica. 

Os adolescentes foram encontrados em boas condições de saúde pelos indígenas e receberam atendimento inicial do médico do Polo Base da Aldeia Laranjal. Apesar de não apresentarem ferimentos aparentes, foram encaminhados a Nova Olinda para hidratação e acompanhamento médico.

A ação evidencia o respeito e apoio do CMA aos povos originários e à população amazônida, garantindo segurança e assistência humanitária em áreas remotas.

*CMA

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *