Comando de Operações Terrestres tem novo titular

Na última quinta-feira (09) foi realizada em Brasília a solenidade de transmissão do cargo de Comando de Operações Terrestres (COTER) onde o General de Exército José Luiz Dias Freitas se despediu do serviço ativo, após 45 anos de serviço à Pátria. Quem assume o Comando é o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes.

A cerimônia foi prestigiada pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto e pelo General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, bem como outras autoridades militares. Ao proferir a referência elogiosa ao oficial-general que ingressou na reserva, o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ressaltou importantes contribuições do General Freitas ao longo de sua trajetória na carreira, inclusive, no período em que esteve à frente do COTER. “Sua inteligência pragmática, seu natural espírito agregador, seu temperamento alegre e equilibrado e seu respeito pelas posições alheias fizeram com que o seu trato diário com os setores e órgãos internos e externos ao COTER fosse pautado por alto grau de entendimento mútuo, plena integração e harmoniosa e produtiva convivência”, destacou.

Ao despedir-se, o General Freitas relembrou: “foram decorridos precisamente, dezesseis mil, seiscentos e três dias, quando transpus o portão dos novos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. A despedida, mesmo esperada, é difícil e este é um momento de emoção”.

Nas boas-vindas ao seu sucessor, destacou que entrega o cargo “a um oficial-general competente, conhecido por sua inteligência e por seus conhecimentos profissionais”.

Comando de Operações Terrestres

Criado em 1960, o COTER tem a missão de orientar e coordenar o preparo e o emprego da Força Terrestre, em conformidade com as políticas e diretrizes estratégicas do Exército e do Estado-Maior do Exército

Fonte: Ministério da Defesa.

Fotos: Reprodução/ Igor Soares/ Ministério da Defesa

Post Author: Agro Floresta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *