O Exército Brasileiro (EB) informa que o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e suas comitivas realizaram uma visita oficial ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), na última sexta-feira, dia 16 de agosto. A visita teve como foco principal a avaliação das capacidades operacionais da unidade e o acompanhamento dos recentes avanços da Aviação do Exército (AvEx).
Durante a visita, as autoridades foram recebidas pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, acompanhado do Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, e puderam visitar as instalações do Forte Ricardo Kirk, suas aeronaves e capacidades.
Entre as principais atividades, destacam-se a passagem pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) e a sua moderna Divisão de Simuladores de Voo, que proporcionam treinamento avançado e realista aos pilotos e mecânicos de voo.
A comitiva também visitou o Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex), onde foram apresentados os processos de manutenção e os recursos dedicados ao suporte das aeronaves da Força Terrestre. A visita ao Batalhão ressaltou a importância da logística e do suporte técnico para garantir a operacionalidade contínua das aeronaves.
Outra tecnologia apresentada durante a visita foi o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Categoria 2, o Nauru 1000. Este sistema representa um avanço significativo na tecnologia de drones militares utilizados pelo Exército Brasileiro.
O SARP CAT 2 foi desenvolvido para realizar diversas missões, incluindo vigilância, reconhecimento e coleta de informações, aumentando a capacidade de monitoramento e resposta do Exército.
O Ministro da Defesa ressaltou a importância da Aviação do Exército e seu preparo: “Todo mundo tinha a obrigação de saber o que as Forças Armadas fazem pelo Brasil. Fico muito orgulhoso de ser brasileiro, de estar à frente do Ministério da Defesa e ser parceiro do trabalho que tanto nos orgulha e que é tão pouco divulgado.”
Ainda durante a passagem pela AvEx, o Ministro José Mucio foi agraciado com a Medalha Mérito da Aviação do Exército e falou sobre a importância da condecoração.
A honraria foi criada em maio de 2022 para homenagear os militares aeronavegantes do Exército Brasileiro, da ativa ou da reserva, que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional, e civis que se destacaram no exercício profissional e prestado relevantes serviços à Aviação do Exército.
Ao final da jornada, as autoridades puderam constatar o papel essencial da Aviação do Exército, proporcionando mobilidade para a Força Terrestre, e sua atuação em missões de ajuda humanitária, de segurança nacional e de defesa do país.
*Informações do Exército Brasileiro