São Gabriel da Cachoeira (AM) – Entre 23 e 25 de dezembro de 2022, uma Comitiva de militares e familiares do Comando e OMDS da 2a Brigada de Infantaria de Selva deslocou-se para o 7° Pelotão Especial de Fronteira do Comando de Fronteira Rio Negro/5° Batalhão de Infantaria de Selva (7°PEF do CFRN/5° BIS), no distrito de Tunuí-Cachoeira, para participar das festividades de Natal junto ao efetivo de militares e familiares do PEF.
A Comitiva iniciou o deslocamento no dia 23 pela manhã e após percorrer aproximadamente 300 Km, pelas calhas dos rios Negro e Içana, chegou ao 7° PEF.
Nas atividades que antecederam a ceia natalina com os integrantes e familiares do Pelotão, a Comitiva realizou a doação de cestas básicas para as famílias dos cabos e soldados do PEF.
Além disso, na manhã de 24 de dezembro, após a realização de um trajeto e escalada até o Pico Tunuí, ponto mais alto da região, foi realizada uma Ação Cívico Social (ACISO) na Comunidade Indígena Tunuí-Cachoeira, habitada por indígenas das etnias Baniwa e Kuripako.
Além do Comandante da 2a Bda Inf Sl e família, a Comitiva foi composta pelos Comandantes do CFRN/5° BIS e do 2° Batalhão Logístico de Selva e respectivas famílias, além do Capelão Militar e integrantes do Estado-Maior da 2a Bda Inf Sl com suas famílias.
Segundo o General Peixoto, Cmt da 2a Bda Inf Sl, não é uma opção e sim uma obrigação do Comando participar de atividades junto à tropa, pois todo comandante, sempre que possível, deve buscar estar presente com sua tropa, seja em atividades operacionais ou sociais. Nesse sentido, o Natal é um momento significativo e simbólico que potencializa esta interação.
Por fim, a ação da Brigada Ararigbóia teve como principais objetivos o reconhecimento, a valorização e o agradecimento aos militares e familiares que diuturnamente cumprem suas missões operacionais, logísticas e de apoio às comunidades indígenas do Alto Rio Negro, representando o Braço Forte e a Mão Amiga do Exército Brasileiro e promovendo a Defesa e manutenção da soberania em regiões longínquas da nossa Amazônia. Selva!
*com informações da assessoria