Com o intuito de verificar o estado de prontidão das tropas na fronteira, o Comandante Militar da Amazônia visitou os Pelotões Especiais de Fronteira em Uiramutã e Normandia, subordinados ao Comando de Fronteira Roraima/7º BIS. Nesses pelotões, que desempenham papel fundamental na proteção das fronteiras e no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, verificou-se o preparo da tropa para as ações de patrulhamento de fronteira e de defesa externa.
Em Uiramutã, o Comandante pôde observar o aprestamento do pelotão e suas atividades de integração com a comunidade, junto ao Grupamento de Brigadistas-mirim do município. Já em Normandia, a visita acompanhou as atividades de desdobramento de meios empregados, dispondo-se do moderno sistema de defesa anticarro do Exército, o Míssil MSS 1.2 AC.
Ao final, a atividade ratificou a elevada capacidade operacional dos elementos da 1ª Brigada de Infantaria de Selva para o cumprimento das missões de defesa da pátria e de apoio aos povos indígenas, assegurando a manutenção da soberania brasileira nessa porção do território nacional.
*Comando Militar da Amazônia