Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Com tudo isso que está acontecendo no Rio Grande do Sul, são muitos sentimentos envolvidos como o de raiva, tristeza, esperança e alegria por estar vivo, me veio na cabeça a história da “caixa de pandora”, conheça mais sobre essa caixa da Mitologia Grega

 

Brasileiros continuem ajudando o Estado Gaúcho, estamos precisando de muita ajuda, vocês não tem ideia de quanto, são vários municípios que sumiram dentro da enchente, tem cidades que nem tem como reconstruí-las, tem caminhões parados em filas quilométricas para poderem chegar até as pessoas que estão precisando de suprimentos, muita gente sem água, sem roupa, sem alimentação, sem remédios, sem casa, sem ter para onde voltar, a televisão não mostra tudo é através da internet que vocês realmente vão saber o que está acontecendo e segue a chuva por mais três dias. O povo gaúcho precisa das doações de todos vocês, porque vão aparecer as doenças por conta dessa água e barro que estão dentro das cidades, sigam doando, não larguem a mão do povo gaúcho.

Você já deve ter ouvido falar muito nessa expressão, pois então, vamos saber o que significa.

A caixa de pandora é um objeto da Mitologia Grega, peça central do mito de Pandora, a primeira mulher criada por Zeus, uma das mais conhecidas dentre as histórias místicas.  Embora popularizada como uma “caixa” nas versões primitivas do mito tem-se que o recipiente seria um jarro.

 

Numa versão mais conhecida conta-se que Pandora fora criada por Hefesto a mando de Zeus como forma de se vingar da humanidade após o Titã Prometeu haver dado aos homens o segredo do FOGO. Pandora foi enviada a Terra para se casar com Epimeteu, irmão de Prometeu, levava consigo uma caixa com a recomendação de que jamais fosse aberta, mas ela sem conter a sua curiosidade, abre-a e com isso liberta de seu interior todos os males até então desconhecidos pelos homens, doenças, guerra, mentira, ódio, raiva, tristezas, etc. Pandora então tenta fechar a caixa, mas mantém em seu interior apenas esperança.

 

Primeira mulher, segundo Hesíodo, criada por Atena e Hefesto com todas as perfeições, Hermes a fez muito curiosa e enganadora. Zeus entregou uma vasilha fechada, que Pandora destampou, e todos os males que ela continha se espalharam pelo mundo todo.

Como todos os mitos, também procura explicar a origem de fenômenos de difícil compreensão, além de ter influência sobre o pensamento e expressões cotidianas. Nesse último sentido tem-se que a expressão “abrir a caixa de pandora”, significa a origem de todos os males.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile