Para certificar os militares integrantes da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), o Comando Militar da Amazônia realizou, entre os dias 16 e 22 de setembro, o Exercício de Simulação Viva da Força de Prontidão (FORPRON), uma simulação de guerra com foco na defesa da pátria, visando a certificação da tropa.
Cerca de 900 militares participaram do Exercício de Simulação Viva, contando com o apoio dos Centros de Adestramento Leste e Amazônia, órgãos certificadores das capacidades das tropas. O foco foi o preparo e emprego das tropas, demonstrando a prontidão operacional e logística para garantir a soberania nacional.
O Exercício de Simulação Viva FORPRON ocorreu na área de atuação da 1ª Bda Inf Sl, no estado de Roraima, onde as tropas ocuparam a área de operação com materiais de emprego militar, como as viaturas operacionais Guarani e Guaicuru com Torre REMAX, mísseis anticarro 1.2, drones com câmeras termais, Obuseiros Light Gun L 118, dentre outros.
Com a realização do exercício, a 1ª Bda Inf Sl, juntamente com as Organizações Militares Subordinadas, apresenta a capacidade de prontidão em situações de defesa do território nacional, demonstrando o elevado nível de preparo de seus militares.
A partir do Exercício de Simulação Viva FORPRON o Comando Militar da Amazônia atesta a capacidade da tropa em operações de defesa da pátria.
*CMA