CMA realiza exercício de adestramento inédito simulando cenário de blackout na Amazônia

Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou exercício de adestramento de tropas simulando em cenário de blackout na Amazônia Ocidental nesta sexta-feira (03), estabelecendo um sistema de comunicações de emergência para uma situação de caos elétrico generalizado.

Envolvendo os Pelotões de Comunicações das quatro Brigadas de Infantaria de Selva combinados a seus respectivos Pelotões Especiais de Fronteira, o adestramento executado pelo 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva (1º B Com GE Sl) buscou estabelecer uma Rede de Contingência baseada em HF e sistemas satelitais alimentadas por geradores e baterias, de modo a garantir a continuidade do Comando e Controle na Amazônia.

A Amazônia Ocidental, região de vastas extensões e rica biodiversidade, apresenta um cenário energético singular. Cerca de 70% a 80% da energia elétrica consumida na região provém de hidrelétricas, com as termelétricas assumindo um papel complementar, especialmente em períodos de estiagem.

Nesse contexto, garantir as comunicações táticas eficazes em situações de grande contingência, como a falta de energia elétrica em longos períodos, torna-se crucial para a segurança e a defesa da região.

 

*Comando Militar da Amazônia

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *