Crimes ambientais em territórios protegidos e indígenas foram temas de discussão na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, em Belém.
O Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves abordou os desafios enfrentados pelo Estado brasileiro na Amazônia, elencou possíveis soluções para o combate aos crimes ambientais e destacou o papel desempenhado pelo CMA na Amazônia, em especial as Operações na Faixa de Fronteira.
A Conferência, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), teve por objetivo discutir e fortalecer as soluções que conciliem o desenvolvimento econômico, a redução das desigualdades e a conservação das florestas e da sociobiodiversidade.
Nas discussões, o General Costa Neves destacou números impressionantes dos resultados das Operações na Amazônia ao longo de 2024, que atingiu a cifra de 1,2 bilhão de reais em prejuízos às atividades criminosas. As ações do CMA ocorreram em coordenação com diversas agências e órgãos federais, estaduais e municipais, o que demonstra a importância da integração entre FA e esses órgãos para superarem os óbices de atuação no continente amazônico.
*CMA