Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Cinema de Arte de Rua promove cultura regional no Centro Histórico de Manaus

Na última sexta-feira (07/03), o evento Cinema de Arte de Rua foi realizado no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas. Durante a noite, sete curtas-metragens do cineasta Juan Lopes, de 24 anos, foram exibidos ao público.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC), trouxe filmes dos gêneros suspense, terror e drama, proporcionando uma experiência cinematográfica única ao ar livre.

Cinema e a cidade

Durante a exibição, visitantes de diversas partes do Centro Histórico pararam para prestigiar as obras. Com os assentos lotados, muitos espectadores que passavam pela orla da praça foram atraídos pelo diferencial do cinema a céu aberto e permaneceram para assistir a um ou dois dos curtas.

A estudante de Artes Plásticas, Naia Arruda, elogiou a iniciativa e destacou a valorização dos talentos locais.

“Fazia tempo que eu não vinha à praça e foi muito bacana ver o cinema. Acho que é um projeto que pode dar muito certo. O cinema amazonense tem tudo para crescer. Gostei muito dos atores, acho que têm um futuro promissor”, afirmou.

Para o cineasta Juan Lopes, a experiência de apresentar seu trabalho em um espaço aberto foi extremamente positiva.

“Foi um diferencial, porque é a primeira vez que exibo meus filmes em praça pública, em um ambiente mais externo. Geralmente, minhas produções são exibidas no Cine Guarani, que também faz parte da SEC. Acho que essa foi uma novidade tanto para mim quanto para as pessoas envolvidas nos filmes”, destacou.

Juan também comentou sua paixão pelo gênero terror e como ampliou sua visão sobre o drama, especialmente após o reconhecimento do filme Ainda Estou Aqui no Oscar.

“A repercussão de Ainda Estou Aqui é muito significativa, tanto no Brasil quanto no exterior. Acho que isso reflete no nosso trabalho, mesmo sendo independentes e atuando dentro do nicho amazônico. Esse impacto é muito importante para nós”, concluiu.

Curtas-metragens exibidos

– A Sombra da Meia-Noite
– O Homem Sem Rosto
– A Aposta
– Terror Sensorial
– Origami
– Insalubre
– O Eremita

As obras seguem em cartaz no Cine Guarani.

Texto: Ryan Jatahy

Foto: Marjoryie Patrícia

Supervisão: Beatriz Costa

Sair da versão mobile