Chegou o mês de dezembro e com ele vem o Natal e a ceia natalina, hora de aproveitarmos as frutas dessa época do ano
Márcia Ximenes Nunes
Com a chegada do mês de dezembro, época natalina, casas enfeitadas, preparação da ceia, onde o espírito de Natal contagia a todos. Enche nossos corações de alegrias e junto com isso vêm também muitas lembranças e saudades dos familiares que moram longe e daqueles que durante anos passaram essa data conosco e que agora estão em outro plano espiritual nos mandando muitas energias boas.
A ceia de Natal nos lembra muitas frutas na mesa, principalmente as dessa época do ano, porque são mais saudáveis, suculentas, sendo bem acessível ao nosso bolso.
Algumas frutas do mês de dezembro:
– Abacaxi Havaí/pérola
– Acerola e ameixa nacional
– Amora e caju
– Cereja estrangeira e coco verde
– Damasco estrangeiro
– Figo e grapefruit
– Maçã fugi e limão taiti
– Lichia e kiwi
– Manga e melancia
– Melão amarelo e nectarina
– Pera e pêssego
– Physalis e romã
– Tâmara e uvas Niágara/rubi
LICHIA
A lichia é o fruto da lichieira, uma árvore originária da China que pertence à mesma família do guaraná. Uma fruta de cor vermelha, arilo branco e sabor adocicado. Muito usada na fabricação de doces, geléias, sorvetes, picolé, compotas, sucos, iogurtes, bebidas fermentadas, desidratada e enlatada.
Os maiores produtores de lichia são os países da China, Vietnã, Tailândia, Índia, Madagascar e África do Sul. Foi introduzida no Brasil em 1810 e só começou a ser comercializada a partir de 1970. Atualmente, a comercialização e o consumo da fruta têm aumentado bastante no nosso país, onde o estado que mais produz lichia é São Paulo.