A estação das frutas, que deixam a vida mais saudável e as árvores mais coloridas com suas frutas multicores.
A estação do outono chegou aqui no sul do Brasil, onde as quatros estações são bem definidas. Os meteorologistas afirmam que as chuvas estarão acima da média por aqui.
O período contará com duas características: o aumento da frequência de nevoeiros e a grande amplitude térmica, com manhãs e noites frias e tardes quentes. Ótima época para tomar chimarrão e um cafezinho quentinho.
Chegou a época em que saímos de casa com um casaquinho e depois tiramos, porque fica quente, se bem que em época de pandemia é pra sair de casa somente quem precisa mesmo.
É a época que começa depois do verão e antecede o inverno. Começa a redução gradual das temperaturas, bem como a diminuição do tempo de luz diária. Conhecido como a estação das frutas.
A ocorrência do fenômeno do equinócio de outono, marca a chegada dessa estação, o que representa o momento em que os raios solares incidem de forma perpendicular sobre a linha do Equador, e a luminosidade se distribui de forma relativamente uniforme entre o hemisfério Norte e Sul. Os dias e as noites tem a mesma duração de 12 horas, vamos nos aproximando do inverno e os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.
As folhas das árvores adquirem uma coloração que varia entre tons amarelados e avermelhados, resultado da menor incidência de luz solar e diminuição da produção de clorofila. No caso das espécies caducifólias, observa-se a queda das folhas um mecanismo de proteção da planta.
No outono as folhas caem no chão porque não sobreviveriam ao inverno, pois as folhas se queimariam com o frio intenso do sul e assim os ciclos de respiração da árvore se findariam bruscamente, é a natureza sendo sempre muito sábia e linda e começam a amadurecer os frutos.
Começa a estação das frutas, época de colheita de diversas frutas: abacate, goiaba, banana, figos, maçã, limão e outras. Elas são alimentos importantes para a nossa saúde, ricas em vitaminas e antioxidantes.
As pessoas vão se tornando introspectivas, mais silenciosas, pensativas e mais recolhidas em suas casas.
Não são somente as plantas que se preparam para o inverno durante o outono, muitos animais também, alguns pássaros migram para lugares mais quentes. Alguns mamíferos comem mais do que o necessário para estocarem alimentos, para o período que passarão hibernando, durante o inverno.