A juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara da Justiça Federal no AM, determinou que as vacinas deveriam ficar retida sob a vigilância da FVS-AM até que as pendências em relação à falta de transparência na aplicação da primeira dose da vacina Coronavac, com denúncias de pessoas que furaram a fila, sejam resolvidas
O relógio marcava 23h30 de sábado, 23, quando o avião da companhia aérea Azul aterrissou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, trazendo um lote de 132,5 mil doses da vacina da AstraZeneca, enviado pelo Ministério da Saúda ao Amazonas.
O governador Wilson Lima acompanhou a chegada da aeronave e o desembarque das vacinas da AstraZeneca-Oxford , acompanhado do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo Lima, ainda neste domingo, 24, deve chegar ao estado mais um lote de 44 mil doses do imunizante.
“Esse é um lote de 132,5 mil e, nesse domingo, estaremos recebendo um outro lote de 44 mil. Com isso vamos vacinar todos os idosos acima de 60 anos de idade e todos os profissionais de saúde. Daqui essas vacinas serão enviadas até a Fundação de Vigilância em Saúde para que possamos fazer o registro e catalogar, e a partir de então começar a distribuição na capital e no interior”, explicou Wilson Lima.
Falta de transparência
Pouco mais cedo, a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, da 1ª Vara da Justiça Federal no Amazonas, determinou que as vacinas da AstraZeneca que chegariam a Manaus na noite deste sábado deveriam ficar retida sob a vigilância de três servidoras da FVS-AM até que todas as pendências em relação à vacinação em Manaus sejam resolvidas.
Entre essas pendência, a magistrada aponta a falta de transparência na aplicação da primeira dose da vacina Coronavac, na semana passada, com uma série de denúncias de pessoas que furaram a fila.
O primeiro lote da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca-Oxford, com 2 milhões de doses fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, chegou ao país na noite desta sexta-feira, 22, e começou a ser distribuída no sábado.
Texto com informação do Governo do AM
Foto: Diego Peres/Secom