No dia 23 de fevereiro, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) concluiu a formação de 20 novos Capitães Fluviais, em Manaus (AM), representando um importante impulso para a comunidade de fluviários da região. A cerimônia de formatura do Curso Especial de Acesso para Capitão Fluvial foi realizada no Centro Técnico de Formação de Fluviários da Amazônia Ocidental (CTFFAO) e contou com a participação de familiares dos formandos.
O curso, realizado entre julho de 2023 e fevereiro de 2024, destina-se a habilitar os aquaviários na categoria de Piloto Fluvial a exercerem funções de Capitão Fluvial, avançando para o mais alto nível na carreira de aquaviários da Marinha Mercante. Os novos Capitães Fluviais receberam capacitação prática e teórica no CTFFAO, inclusive no simulador Global Maritime Distress & Safety System (GMDSS), que proporciona uma imersão realista e interativa no passadiço de um navio. Na cerimônia de formatura, eles receberam seus respectivos certificados e Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR).
A capacitação ofertada pela Marinha do Brasil permite aumentar a disponibilidade de aquaviários de alto nível no mercado de trabalho da região. Com suas habilidades aprimoradas, eles estão aptos para contribuir para a segurança da navegação e eficiência das operações fluviais.