Promovendo a integração com o Exército dos Estados Unidos da América, o Comando Militar da Amazônia recebeu os cadetes do programa Academic Individual Advanced Development (AIAD), da United States Military Academy West Point, para uma imersão profissional, cultural e linguística. As boas-vindas foram dadas pelo Chefe do Estado-Maior do CMA, Gen Triani.
Durante a atividade, os sete cadetes e um oficial superior de West Point, foram ambientados sobre as características da Amazônia Ocidental; as vocações estratégicas do CMA e a atuação do Comando na defesa e proteção da Amazônia, em palestra ministrada pelo Major Alexandre Silva, do Centro de Coordenação de Operações do CMA.
Todos os cadetes optaram por estudar a Língua Portuguesa na Academia, o que reforça o vínculo com o Brasil. “Estive no Brasil quando era cadete, foi o primeiro país que visitei, depois do meu, eu sou apaixonado pelo Brasil, pela Amazônia, e só temos a agradecer pela imersão que estamos tendo no CMA”, destacou o Major Choate, responsável pela comitiva.
O grupo foi apresentado ainda ao Espaço Cultural Capitão-Mor Pedro Teixeira pelo assessor cultural do CMA, Cel Pontes. Lá, puderam aprender sobre a história da conquista da Amazônia e tirar dúvidas.
A visita dos militares de West Point ao CMA fortalece a conexão com as Forças Armadas de nações amigas e destaca a importância estratégica do Comando Militar da Amazônia na defesa da região.
*Comando Militar da Amazônia