O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, vai estar em São Gabriel da Cachoeira no próximo dia 27. Ele vai inaugurar a Ponte Rodrigo Cibele no km 91 da BR 307 e tambem visitará o 5o Pelotão Especial de Fronteira de Maturacá, uma área onde predomina a etnia Yanomami.
No 5o Pelotão Especial de Fronteira de Maturacá o presidente Bolsonaro vai inspecionar o Sistema de Energia Fotovoltaica local.
Acompanham o presidente o Ministro da Defesa, general de Exército Braga Netto, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e o comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general de Exército Estevam Theophilo.
Operação Amazônia
A visita se dá no contexto da Operação Amazônia, maior exercício militar da Amazônia Ocidental (AM,RO,RR e AC) e conta com 3.800 militares em armas.
A primeira fase iniciou no dia 5 de abril com guerra irregular de resistência,no combate à uma força invasora com maior poderio militar. A segunda fase acontecerá de junho a setembro com guerra regular/tradicional contra uma nação de igual porte militar que o Brasil.
Nesta ocasião, a artilharia brasileira dos foguetes Astros, com capacidade de atingir alvos localizados em até 300 quilômetros, fará disparos de munição real, juntamente com outras peças de artilharia como canhões Oto Melara de 105 mm e mísseis portáteis Igla.
Desfile no CMA
Neste contexto, o ministro Braga Netto e o comandante Paulo Sérgio estiveram hoje na sede do CMA, onde assistiram o desfile militar da tropa reunida.
” Nós estamos aqui, porque seguimos a disciplina e a hierarquia. Estamos passando por um momento complicado, mas seguimos firmes com nossa missão. Estou emocionado em estar na Amazônia, a convite do general Theophilo e por assistir a tropa aqui presente”,salientou.
O comandante do Exército, general Paulo Sérgio, disse que conhece muito bem a Amazônia, por ter servido como comandante na 16a Brigada de Infantaria de Selva Missões em Tefé; como Chefe do Estado Maior no CMA, na época em que o general Villas Boas era o comandante; por ter sido o comandante da 12a Região Militar em Manaus; e o Comandante do Comando Militar do Norte em Belém.
Toda essa trajetória faz dele um dos maiores especialistas de combate em ambiente de selva, como é o caso da Operação Amazônia.
O comandante Theophilo destacou que a presença do ministro da Defesa e do comandante do Exército é motivo de orgulho de toda a tropa,que foi impecável em sua apresentação de hoje.
Ele frisou, também, que estará com Braga Netto e Paulo Sérgio na 16a Brigada de Infantaria de Selva em Tefé, amanhã; bem como na 1a Brigada de Infantaria de Selva em Boa Vista.
Ele vai acompanhar o presidente Bolsonaro em São Gabriel da Cachoeira, onde apresentará como está a Operação Amazônia neste estágio das ações à campo. ” É uma honra receber todas as autoridades aqui no CMA”.
Fotos : Antonio Ximenes e 7a Seção do CMA