O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro pousou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no final da manhã desta quinta-feira (27) no aeroporto Regional de São Gabriel da Cachoeira no interior do Amazonas.
Bolsonaro foi recebido por apoiadores que fizeram questão de se locomoverem vários quilômetros para recebe-lo. Em troca o presidente, sem máscara, se dirigiu até o multidão para agradecer por toda recepção.
Um dos apoiadores, o Sargento aposentado França falou sobre o sentimento de receber o presidente na cidade.
“É uma satisfação grande para nós daqui da Cabeça do Cachorro. É imensurável a presença dele aqui. Não é só Nordeste, Sudeste e Sul, ele está indo pelo Brasil todo”, disse França.
Em seguida, Bolsonaro se reuniu com o Ministro da Defesa e o Comandante do Exército que já estavam na cidade, almoçaram no próprio aeroporto e depois seguiram para o KM 91 da BR-307, para a inauguração da Ponte Rodrigo e Cibele.
Ponte Rodrigo e Cibele
A ponte Rodrigo e Cibele foi construída em 1978, pelo 1º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), que tinha como missão primordial a implantação da BR 307, no trecho de São Gabriel da Cachoeira a Benjamim Constant e a Perimetral Norte (BR 210) até Cucuí. Na época, o 1º BEC estava sob o Comando do Tenente Coronel Sid Erlan de Alencar, que comandou a distinta Organização Militar (OM) de 1977 a 1979.
A ponte recebeu esse nome em homenagem aos filhos do Capitão Hércules Grecco, que na época, estava na função de Chefe da Sec Tec, responsável pela sua construção.
A primeira manutenção aconteceu 8 anos após a construção da ponte, em 1986. E em 1998 passou pela segunda. E em 11 de março de 2021, a 21ª Cia e Cnst iniciou novos trabalhos para uma nova manutenção, que foi concluída no dia 19 de abril do mesmo ano. Participaram da reforma 22 homens, sendo realizada em 39 dias. A ponte possui 06 metros de largura e 18 metros de comprimento, sendo feita de madeira vinda de Rorainópolis, interior de Roraima.
A obra vai beneficiar especialmente os moradores da comunidade do balaio.
“Pra comunidade em si é excelente, porque antes era uma dificuldade para passar para o outro lado da estrada. Vai gastar menos tempo no trajeto”, comentou ainda o ex sargento.
O presidente fez um breve discurso durante a inauguração, acompanhe na íntegra:
Após a inauguração o comboio seguiu para o 5º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) em Maturacá, para a inauguração de painéis de placas solares. A comitiva permaneceu na comunidade e retorna para São Gabriel pela manhã, quando se despede da cidade.