O Barco Hospital São João XXIII contabilizou 355 atendimentos, entre consultas médicas e odontológicas, cirurgias e exames, no primeiro dia de atendimentos na comunidade Bom Jesus do Puduari, no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). Esta é a terceira expedição realizada em parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Os serviços iniciaram na sexta-feira (31/01) e seguem até quarta-feira (05.02).
O atendimento à comunidade acontece a partir das 7h, na comunidade Bom Jesus do Puduari, mas alcançam os moradores de outras localidades próximas.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, essa estratégia de atendimento é importante porque facilita o acesso da população, principalmente em regiões mais distantes, aos serviços de saúde. “O Barco São João XXIII possui uma estrutura completa. No local, os usuários podem realizar desde consultas até cirurgias de baixa e média complexidades, evitando o deslocamento para a sede do município”, destaca a titular da SES-AM.
Nesta expedição, reforça Nayara Maksoud, estão sendo oferecidos serviços em nove especialidades médicas, como Oftalmologia, Cirurgia Geral, Anestesiologia, Pediatria, Clínica Geral, Radiologia, Ginecologia, Dermatologia e Odontologia, além de exames de imagem e laboratoriais, dispensação de medicamentos e vacinação.
Só no primeiro dia da ação, no local já foram realizados 151 atendimentos médicos, 26 consultas odontológicas, 18 ultrassons, 16 raios-x, 14 eletrocardiogramas, 20 mamografias e 105 exames laboratoriais. Até o dia 5 de fevereiro, a expectativa é realizar 2.280 atendimentos.
Triagem
Para receber o atendimento, os interessados devem comparecer ao local munidos com o cartão do SUS ou qualquer documento de identificação pessoal. Após a triagem, a pessoa é encaminhada ao serviço desejado.
Além de uma estrutura hospitalar completa, o barco hospital São João XXIII também conta com suporte de duas ambulanchas para a realização de transferências de pacientes, caso necessário.
A unidade fluvial foi construída pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e outras instituições. Em dezembro do ano passado, o Governo do Amazonas assinou convênio com a entidade para a realização das expedições de saúde nas comunidades rurais do Estado.
FOTOS: Divulgação / SES-AM