A Aviação do Exército segue no resgate de pessoas e no transporte de suprimentos por todo o Rio Grande do Sul como parte dos esforços da Operação Taquari 2. Simultaneamente ao trabalho de resgate, helicópteros e veículos são empregados no transporte de medicamento e insumo hospitalar, alimento, água e materiais de higiene para pessoas desabrigadas e comunidades ilhadas.
Uma operação da Aviação do Exército realizou o transporte aéreo de uma bomba d’água de 2,5 toneladas para garantir o abastecimento de água em Canoas. O equipamento, que é subaquático, foi transportado de Guaíba para Canoas e vai ajudar a captar água para enviar para estação de tratamento, restabelecendo a distribuição na cidade.
A missão foi bem sucedida e a bomba d’água já foi instalada, com capacidade de bombear 500 litros de água por segundo.
Para manter o atendimento constante nos hospitais, clínicas médicas e hospitais de campanha, o abastecimento de medicamentos, insumos e cilindros de oxigênio não pode parar. Na noite de 8 de maio, 16 cilindros de oxigênio foram transportados de Guaíba para um hospital de Cachoeira do Sul, cidade que está isolada após a enchente.
Até o momento, mais de 60 mil pessoas e 6 mil animais já foram resgatados por via aérea, fluvial e terrestre. São mais de 20 mil militares, policiais e agentes trabalhando na Operação Taquari 2. Centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos já foram distribuídos, além de milhares de litros de água potável.