O uso do sistema de aquaponia vem crescendo muito no Brasil e em especial no Rio Grande do Sul, é um sistema de produção de alimentos que integra a hidroponia (cultivo de plantas) e a aqüicultura (cultivo de organismos aquáticos).
Os resíduos produzidos na água pelos peixes são transformados em nutrientes que serão usados pelos vegetais para o crescimento e frutificação.
Esse interessante sistema possibilita a reciclagem da água e substâncias orgânicas, reduzindo muito o volume de água necessário para a produção de alimentos quando comparado com o sistema de métodos tradicionais, esse sistema ajuda a poupar a água e evita o descarte inadequado no meio ambiente. A aquaponia vem ganhando muito espaço no nosso país, o mercado vem crescendo e passa a ser mais fomentado.
Reduz o uso da água e facilita o seu tratamento, sendo realizado muitas vezes de forma natural, pois a sua diversa comunidade microbiana recicla substâncias orgânicas e inorgânicas da água, transformando em nutrientes para as plantas.
A psicultura e hidroponização fisicamente separados, mas interligados por um sistema de bombeamento que leva a água com as fezes de peixes para o sistema hidropônico e ele devolve a água limpa para o tanque com os peixes.
É um sistema perfeito em relação ao meio ambiente, veja algumas vantagens desse sistema:
– Integração da criação de peixes com hortaliças, economiza 90% de água em relação à agricultura convencional;
– Temos a facilidade no manejo e baixa necessidade de monitoramento do sistema, já que ele se destaca por ser altamente sustentável;
– A produção de hortaliças é livre de agrotóxicos.
Pesquise os preços na sua cidade e comece a usar esse sistema porque faz bem para o nosso meio ambiente e podemos poupar mais água do planeta.