
Nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, o Comando Militar do Norte (CMN) realizou a cerimônia de Assunção do Comandante do Destacamento de Aviação (Dst Av Ex /CMN), organização militar recém criada para ampliar as novas capacidades do Exército Brasileiro na região amazônica.
Quem assume o Comando do Dst Av Ex /CMN oficialmente, e se apresenta ao Gen Ex Costa Neves, é o TC Eng Ramos, oficial que carrega larga experiência na aviação. Antes do CMN TC Ramos estava no 4º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx), em Manaus. O Comandante da Aviação do Exército, Gen Bda Carvalho Lima, esteve na cerimônia, assim como representantes da Força Aérea e da Marinha do Brasil, fomentando a integração entre as Forças.

O Destacamento de Aviação do CMN foi criado em março de 2022, de acordo com a Portaria EME/C Ex Nº 674, com o objetivo de aumentar a interoperabilidade das missões em áreas de fronteira na Amazônia Oriental.
Atualmente, duas aeronaves HM-4 Jaguar compõem o Destacamento, contribuindo também para a redução de custos da União, visto que não haverá a necessidade frequente do apoio de aeronaves oriundas de Manaus ou Taubaté para Operações do CMN.

FONTE: EB