Para marcar a forte ligação entre os povos brasileiro e japonês, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) inaugurou, nesta quinta-feira (20/6), a exposição “Imigração Japonesa”, localizada no hall da sede do Poder Legislativo, que estará aberta à visitação entre os dias 20 e 21 de junho, das 8 às 17h. A iniciativa é do Núcleo de Relações Internacionais (Nuriam) da Aleam.
A mostra é formada por 38 imagens e 27 banners que trazem a história dessa relação entre os dois países.
“São 116 anos da imigração japonesa no Brasil e 94 no Amazonas. Essa comemoração em forma de exposição é para mostrar o quanto a comunidade japonesa vem contribuindo ao longo da sua chegada ao Amazonas. Chegaram em Cacau Pereira; na Vila Amazonas, em Parintins; chegaram em Maués, na região do médio Solimões, e essa contribuição que a comunidade japonesa faz ao Amazonas é de suma importância. Temos várias fábricas na Zona Franca de Manaus, oriundas do Japão, fazendo o empreendedorismo, dando emprego, fazendo a economia ser fortalecida do nosso Estado e do nosso país”, afirmou João Luiz (Republicanos), presidente do Nuriam da Aleam.
O parlamentar é o autor da propositura para instituir no calendário oficial do Estado o Dia da Imigração Japonesa no Amazonas.
“Esta ação é para reconhecer esse país e a sua população, que tem sido de suma importância para o nosso Estado. Sabemos que os amazonenses sabem abraçar, como abraçou a família que chegou ao Cacau Pereira. Na época, o Governo do Estado era coordenado por Álvaro Maia que os recepcionou no Palácio do Governo. A relação Amazonas-Japão, Brasil-Japão, tem sido cada dia mais fortalecida”, argumentou João Luiz.
O Dia da Imigração Japonesa constitui uma ocasião propícia para reconhecer e celebrar a rica herança e as inumeráveis contribuições da comunidade nipo-brasileira ao Brasil. É um momento de reflexão sobre o impacto benéfico da imigração na formação da identidade multicultural do país e de fortalecimento dos laços de amizade e cooperação entre Brasil e Japão.
*Diretoria de Comunicação / Aleam
Foto – Danilo Mello / Aleam