As sementes são muito importantes para a nossa alimentação e para o meio ambiente, pois através delas é que tudo acontece, através delas vêm às plantações, as flores, as frutas os vegetais. Desde que o mundo é mundo elas já existem para o nosso bem.
A partir das sementes que a vida no campo, no meio rural principalmente, tem início. Lugar onde pode nascer àquela plantinha que você sempre sonhou ou iniciar um ciclo de vários tipos de culturas.
Pois é das sementes que vem o sucesso de uma safra produtiva, através da qualidade delas que teremos uma boa produção e com isso poderá aumentar a rentabilidade de uma propriedade rural.
Das sementes que vem a nossa alimentação diária como o café, o pão, arroz, trigo, soja, milho, feijão, lentilha, alface, tomate, frutas e muitas outras culturas, que também são usadas para fazerem remédios e aplicadas em outras áreas da indústria como os cosméticos entre outras.
A agricultura no nosso país é uma referência mundial e também responsável por grande parte dos alimentos produzidos no mundo inteiro.
Através das necessidades de clima, solo, tolerância, as diversas pragas e doenças é que teremos uma boa produtividade.
A semente é que carrega todo o potencial genético de uma planta, por isso hoje em dia temos muitas pesquisas técnicas em melhoramento genético.
Elas foram o primeiro elo entre a humanidade e a produção de plantas, na medida em que os humanos pré-históricos reconheceram essa estrutura como sendo importante para a nossa alimentação. O ser humano descobriu que essas sementinhas tinham o poder de germinação, e de dar origem a uma nova planta.
As sementes são utilizadas como fonte de carboidratos, proteínas e vitaminas auxiliando no desempenho das civilizações no mundo todo. Elas apareceram pela primeira vez há mais de 350 milhões de anos, e foi um importante passo evolutivo para o reino vegetal. Servem de proteção ao material genético e têm a função de perpetuar as espécies.
Portanto, cuide das sementes, das plantas e do meio ambiente, porque o mundo não se formou do nada, são milhões de anos trabalhados em cima das sementes e é o que alimenta o planeta Terra.