A maçã é o pseudofruto pomáceo da macieira, árvore da família Rosaceae. É um dos pseudofrutos de árvore mais cultivados e o mais conhecido dos muitos membros do gênero Malus, que são usados pelos seres humanos.
Essa fruta nos remete a nossa infância e aos lindos contos de fadas, mas com um porém importante para a nossa saúde, pois a maçã ajuda muito na nossa digestão.
As maçãs crescem em pequenas árvores que florescem na primavera e produzem fruto no outono.

A Macieira é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus Sieversii, ainda é encontrado. Relata-se que Alexandre, o Grande, encontrou maçãs anãs no Cazaquistão em 328 a. C, aquelas que ele trouxe de volta para a Macedônia podem ter sido as geradoras das plantações de maçãs anãs.
Há mais de 7.500 espécies e variedades de maçãs.
As maçãs comuns na mesa dos brasileiros são: fuji e gala

A maçã gala é doce, crocante e com leve toque de acidez. É a mais consumida no Brasil, sua forma é redonda com base cônica e cor vermelha, rajada com o fundo amarelo facilitam a sua identificação.
A maçã fuji é firme, crocante e doce na medida certa. Mais arredondada e com rajadas de cores em vermelho e verde amarelado, a fugi é muito apreciada pelos brasileiros.
Ela é rica em fibras, vitaminas B, B2 e sais minerais (fósforo e ferro). Auxilia o bom funcionamento intestinal, contém propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Combate os radicais livres por conter flavonoides prevenindo o envelhecimento precoce. Colabora com a higiene bucal, limpando os dentes e fortalecendo as gengivas.

Maçã verde
A maçã verde é cheia de vitaminas e possui um sabor levemente azedo, é uma versão mais jovem da maçã vermelha. Possui diversos benefícios para a saúde e é uma excelente adição em uma dieta saudável. Possui vitaminas A, B e C, muito cálcio, ferro e potássio, 0% de colesterol ruim, traz uma sensação de satisfação ao estômago, graças a pectina, uma fibra solúvel que retarda o esvaziamento gástrico, evitando aquela vontade de comer mais, previne a diabetes e tantos outros benefícios para a nossa saúde. Ajuda com alergias e irritações físicas, evita a formação de cálculos, limpa o sangue e previne o câncer digestivo.
O estado de Santa Catarina é o maior produtor de maçãs do Brasil e boa parte de sua produção está concentrada em São Joaquim, que é a “capital nacional da maçã”.

Receita de bolo de maçã no liquidificador
Ingredientes
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 2 xícaras de açúcar
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 pitada de sal
– 3 ovos
– 3 maças grandes
– 1 xícara de óleo
Preparo
– Unte uma forma e polvilhe com farinha.
– Descascar as maçãs, reserve as cascas e pique as maçãs em cubinhos.
– Bater no liquidificador os ovos, o óleo e as cascas de maçãs.
– Misturar todos os ingredientes e depois acrescente os cubinhos de maçãs.
– Levar ao forno por 40 a 50 min, 180 º
– desenformar e polvilhar com açúcar e canela.



Escritora
