As exportações do agronegócio no Rio Grande do Sul, tiveram uma alta de 4,4% em 2022 e este ano a seca volta a prejudicar os agricultores e pecuaristas

A falta de chuva no Rio Grande do Sul, onde temos uma seca muito grande e inúmeros municípios já decretaram estado de calamidade pública. São muitas as lavouras perdidas e animais mortos por causa da seca, sem falar nas cidades que estão racionando o uso da água potável.

O ano de 2022 também foi marcado pela forte seca na qual afetou a produção de soja, principal produto de exportação do estado, onde registrou queda no volume total embarcado, mas foi compensado pelo aumento nos preços médios dos itens.

 

Com uma alta de 14,9% no último trimestre do ano, e impulsionado pela vendas de cereais, fumo e carnes, as exportações do agronegócio no estado somaram US$ 16 bilhões em 2022, o que deu um aumento de 4,4% em relação ao ano de 2021.

Dos cinco principais setores  exportadores do agronegócio no RS, a soja foi o único a registrar queda no ano. Os setores de carnes, cereais e produtos florestais registraram os maiores valores e o fumo teve o melhor resultado desde 2013.

                                                                                                                                          

A China é o principal destino das exportações do estado, conheça alguns dos principais produtos:        

– Soja (grãos, farelo e óleo)

– Carnes (bovinos, frangos e suínos)

– Produtos florestais (celulose)

– Cereais como o milho e o trigo (farinhas e preparações)

– Fumo

– Arroz

– Calçados, entre outros produtos

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *