Artesãos de Borba recebem materiais para fortalecer cultura local durante Festejo de Santo Antônio

Com foco em fortalecer o trabalho dos artesãos e resgatar a cultura local, a Prefeitura de Borba, por meio da Secretaria de Turismo do município, realizou entrega de insumos para os artesãos locais. As exposições dos artesanatos indígenas, crochê e arte em madeira acontecerão nos dias 10, 11 e 12 de junho, durante o Festejo de Santo Antônio, na Praça dos Romeiros, mais conhecida como Praça da Estátua de Santo Antônio, no Centro da cidade.

“Os materiais fornecidos irão aprimorar a qualidade dos produtos artesanais e também promover o desenvolvimento econômico local e a sustentabilidade do turismo na região. O momento do Festejo de Santo Antônio é uma excelente oportunidade para mostrar aos turistas o que os nossos artesãos já desenvolvem com muita qualidade e para que essa produção possa também se expandir cada vez mais tanto no município quanto para outros locais da nossa Amazônia”, ressaltou Simão Peixoto, prefeito de Borba.

Mais de 30 artesãos, sendo a maioria mulheres, tanto da zona urbana quanto da zona rural, como Foz do Canumã, Distrito de Axinim e Comunidade Santa Ana, receberam matéria-prima para a produção dos artesanatos. Ao total, foram distribuídas linhas de barbantes para crochê, nylon para crochê, sandálias havaianas, guardanapos de pano, pérolas para customizar sandálias, furadeira, tinta acrílica, tinta para tecido, folha de compensado, fita floral, chapatex, thinner, cola para madeira, pincel, lâmina para tico-tico, cola de silicone e verniz.

De acordo com Alexsandro Ferreira, secretário municipal de Turismo, mais de 40 mil visitantes devem participar do Festejo de Santo Antônio este ano. “É a primeira vez que os artesãos participam expondo seus produtos durante os Festejos de Santo Antônio. O objetivo desta feira é dar visibilidade, valorização, com a geração de renda, além de incentivar a produção artística, cultural em todas as suas manifestações para que os artesãos possam mostrar seus trabalhos e talentos. De modo geral, esperamos conseguir movimentar cerca de R$ 15mil reais com a venda de todos os artesanatos”, finalizou Alexsandro Ferreira.

Post Author: Beatriz Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *