
Após as primeiras 13 horas de atividades, o mutirão “Vacina Amazonas” conseguiu alcançar a expressiva marca de 20 mil doses aplicadas. O viradão da imunização contra a Covid-19, como é chamado, começou às 18h de terça-feira (29/06) e vai até às 18h desta quarta-feira (30/06), tendo como público-alvo pessoas a partir dos 28 anos.
A campanha está prevista para ter 24 horas de duração e conta com três principais pontos de vacinação: a Arena da Amazônia e o Sambódromo, onde a vacinação ocorre por meio de sistema drive-thru, e o Centro de Convenções Vasco Vasques, ponto de vacinação para pedestres.
A força-tarefa da vacinação

O número de 20 mil doses aplicadas só foi alcançado graças à atuação de mais de 1,4 mil voluntários de todas as secretarias do Governo do Estado. Profissionais como a técnica de enfermagem Euzenir Bezerra tornam tudo isso possível e, para ela, fazer parte da imunização é um privilégio.
“O mundo está nas nossas mãos. A saúde está em primeiro lugar. Imunizar a população, imunizar a nossa cidade, é uma honra muito grande para nós que estamos na linha de frente”, disse.

Outra voluntária na ação ”Vacina Amazonas” é a técnica em saúde bucal Beatriz Fragoso. Apesar de cansada, o olhar de felicidade e animação após 12 horas de plantão passavam energia positiva aos profissionais que começaram o trabalho nesta quarta-feira (30/06).
“Ver as pessoas chegando aqui para tomar essa vacina é emocionante. A vacina significa esperança de que a gente vai ter dias melhores, de que as coisas vão voltar ao normal. Como sou da área da odontologia, tenho esperança de ver o sorriso novamente das pessoas, de poder tirar essa máscara”
Beatriz lembra que a decisão de ser voluntária foi para fazer parte da história do Estado e do Brasil, “A mensagem que deixo para os colegas que estão assumindo os postos agora é que continuem firmes. A gente vai cumprir as nossas metas, e logo tudo isso vai passar”, completou.
Enfrentando longas distâncias

Após enfrentar 11 horas de viagem entre Roraima e o Amazonas, o caminhoneiro “Capitão América”, Eryson Lacerda, manauara de 48 anos, comemorou a imunização contra a Covid-19 no início da manhã desta quarta-feira (30), em Manaus.
Com seu veículo personalizado com o símbolo e as cores do herói da Marvel, o caminhoneiro explica que estava trabalhando nas estradas e, por isso, só agora conseguiu comparecer a um posto de vacinação.
“Eu sou caminhoneiro e lá onde eu estava não estavam dando vacina nessa faixa etária”, disse Eryson Lacerda.
Para quem ainda vai se vacinar

Quem ainda precisa tomar sua dose da vacina deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia).
Além dos três postos 24h, a vacinação na capital segue a partir das 9h em todos os 57 postos da Prefeitura e vai até às 17h.
Fotos: Breno Brandão/Secom.
Fonte: Secom.