A 2ª Edição do PsicoEducAção, da UFAM, traz aplicativos voltados para meditação, monitoramento do humor e yoga que podem auxiliar neste momento difícil com o estresse, ansiedade ou síndrome do pânico, confira

Não tem sido fácil manter a calma diante da pandemia da Covid-19. Contudo, é recomendado nesse cenário a prática de atividades que ajudem a gerenciar as emoções, estresse e ansiedade tão recorrente no contexto da situação atual. Nesse sentido, aplicativos voltados para meditação, monitoramento do humor, yoga podem auxiliar neste momento difícil.
O Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) O da Universidade Federal do Amazonas, traz na 2ª Edição do PsicoEducAção o tema: “Aplicativos para apoio nos cuidados em saúde mental em tempos de pandemia”, com o propósito de auxiliar neste momento difícil.
Segundo a publicação “nossa saúde mental pode ser afetada, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que as pessoas se sintam inseguras, principalmente diante de uma pandemia onde estamos sendo atacados por algo que não podemos ver”

No PsicoEducAção disse que você pode escolher o aplicativo que melhor atenda suas necessidades, de preferência apenas um. Tem aplicativos para meditação, ansiedade e síndrome do pânico, exercício de respiração, entre outros.
Contudo ressalta que o uso de aplicativos em hipótese alguma deve substituir o atendimento com o profissional de saúde. Eles precisam ser pensados como mais uma ferramenta de cuidado em saúde mental que pode ser agregada a outras estratégias.
Porém quando a pandemia passar convide um amigo para tomar um café ou chá e riam juntos, faça uma atividade ao ar livre, por exemplo.
Veja alguns destes aplicativos que o PsicoEducAção traz

Criado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto, especialista em meditação, tem o propósito de tornar a prática de acalmar a mente um hábito acessível a todos.
Oferece diversas opções de meditações guiada para diferentes níveis.
É gratuito, em português e pode ser baixado para usar sem internet.

Desenvolvido por um ex-monge budista, que ensina os passos da atenção plena que vai do básico ao avançado.
Apresenta exercícios e meditações guiadas com diferentes focos, como ansiedade, sono, crises emocionais, crescimento pessoal ou até mesmo meditações ativas, feitas durante corridas e caminhadas.
Disponível em português e possui uma versão gratuita e um plano premium pago.

Os exercícios de meditações, programas de respiração e músicas relaxantes são voltados principalmente para o preparo do sono. O Calm permite escolher programação que variam de 3 a 25 minutos.
Conta ainda com uma biblioteca de histórias para dormir. É um aplicativo gratuito.

O aplicativo ensina a lidar com o estresse e a ansiedade com o auxílio da meditação.
Apresenta meditações temáticas, com fácil manuseio, indicado para quem está iniciando a prática de meditação.

O Rootd é voltado para quem convive com a ansiedade e síndrome do pânico.
Além de exercícios com respiração guiada, dispõe de um botão para ser acionado toda vez que a pessoa estiver precisando aliviar os sintomas.
Ao apertar este botão lhe é apresentado dois caminhos guiados: um para quando você está pronto para enfrentar o ataque de pânico, e outro apenas para encontrar conforto o mais rápido possível.
Traz como diferencial contato de emergência em que permite que você ligue para alguém da sua rede de apoio ou centro de ajuda diretamente do aplicativo.
Clique e veja a publicação na integra:
2ª Edição PsicoEducAção: Aplicativos para apoio nos cuidados em saúde mental em tempos de pandemia
Texto Dulce Maria Rodriguez
Fonte: 2ª Edição do PsicoEducAção, UFAM