Anabel Mendonça de Souza lança livro ‘Rasgos na carne’, na Valer Teatro, nesta terça-feira (25)

 

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Anabel Mendonça de Souza, lançará, nesta terça-feira, dia 25 de março, o livro de poesia intitulado ‘Rasgos na carne’.

 

O evento será realizado no salão de eventos da Valer Teatro, a partir das 17h, a entrada é gratuita. O livro estará disponível na livraria Valer Teatro, no Largo São Sebastião no dia do lançamento.

 

De acordo com a coordenadora editorial da Valer e professora doutora em Filosofia, autora do livro ‘Para aquém ou para além de nós’, Neiza Teixeira, na obra escrita em versos, a autora revela o cotidiano, reflexões sobre os lugares por onde passou e casos que observou à sua volta.

 

“No livro, a vida real abre-se com intensidade, dado que a autora se esforça para atingir as coisas com a profundidade que lhe é permitida. A autora propõe ao seu leitor que olhe para o lugar onde pisa, veja as coisas que se espalham pelo mundo intensamente, com racionalidade e com o coração”, explicou Neiza.

Ainda segundo Neiza, neste livro, o leitor vai se deparar muitas vezes com os sintomas da sociedade desse terceiro milênio, lançados em traços largos, afastados de campos delimitados.

 

“O livro de Anabel Mendonça registra o cotidiano, e também reflexões da sua vida como uma pessoa que, no dia a dia, lida com a justiça, e que se preocupa em compreender o mundo à sua volta, com os seus contrates, as suas incertezas e fragilidades,” disse a editora.

 

A poesia de Anabel Mendonça, como expressão estética autônoma, tangencia o real e o imaginário. Sob essa perspectiva, desenvolve a construção das ideias, sendo exata na pragmática poética de sua comunicação.

 

Para o poeta e editor Tenório Telles, que escreveu a apresentação da obra, ‘Rasgos na carne’ é uma obra composta de memórias e de experiências inscritas no coração do eu lírico, pelo que têm de significado, encantamento e enriquecimento humano.

 

“Esses recortes são concebidos como instantâneos existenciais capturados por um olhar sensível e atento, como está evidenciado no poema ‘Entre Tiziano, Rubens e Velásquez’, ressaltou o crítico literário.

 

Sobre a autora

 

Anabel Vitória Mendonça de Souza nasceu em Manaus, Estado do Amazonas. É pós-graduada em Direito, e atua como procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas. Coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do MPAM – 2018/24.

 

Como formações complementares, é mediadora de conflitos, certificada pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos – FNMC, capacitada pela New York University (NYU) School of Professional Studies in Tailored Program in Conflict Resolution and Mediation; é capacitada pela Universidad de Valência Espanha em Solucion Extrajudicial de Conflictos (orden civil, penal, mercantil, laboral, medio ambiente y penitenciario); é capacitada pela Universidad de Talca, Santiago-Chile em Solucion Alternativa de Conflitos; facilitadora em métodos sistêmicos; facilitadora em justiça restaurativa e círculos de construção de paz e capacitada pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul – Ajuris – situações conflitivas e não conflitivas.

 

No seu campo de atuação, constam:

  • Presidente da Comissão de Práticas Jurídicas Contemporâneas da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMC) – Nacional);
  •  Membro da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia – Alaca;

Palestrante em temas: Direito das Famílias, Violência Doméstica, Métodos Adequados de Solução de Conflitos, Práticas Restaurativas e Epistemologia Sistêmica;

 Autora de artigos publicados em Revistas Jurídicas Nacionais, entre eles:

O Ministério Público sob o enfoque de uma nova racionalidade epistemológica abonadora do plano de resolutividade autocompositiva, Revista do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG Jurídico – Compor, 2023.

A fibra do pensamento sistêmico transformativo aplicado aos métodos restaurativos para a consecução da paz social: a interdisciplinaridade e o sistema de justiça em atuação ante a tendência ao fortalecimento da mulher em meio à angústia, ABMC], na luta pelos direitos das mulheres e meninas: avanços e desafios, organizado por Ana Paula Araújo de Holanda, Andrine Oliveira Nunes, Manoela Gonçalves, Margareth Pereira Arbués (OAB Editora, 2022).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

Post Author: Ryan Jatahy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *