Em 2022, o Governo do Amazonas irá sediar a 12ª Reunião Anual GCF Task Force (Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas), que tem o governador Wilson Lima como atual presidente.
O evento ocorrerá de 16 a 18 de março de 2022, no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Oeste de Manaus.
Durante três dias, governadores e funcionários públicos dos Estados e províncias da Força-Tarefa do GCF – cujos territórios abrangem mais de um terço das florestas tropicais do mundo – irão se unir aos líderes do setor privado, sociedade civil, povos indígenas e comunidades locais, governos nacionais e organizações internacionais.
Juntos, eles destacarão estratégias e abordagens de colaboração para reduzir o desmatamento em estados e províncias de florestas tropicais e os objetivos interrelacionados de reduzir a pobreza, melhorar a subsistência, garantir direitos e proteger culturas, promover investimentos privados e construir economias baseadas em florestas com baixas emissões.
A reunião anual da Força Tarefa do GCF será dividida em faixas temáticas que se alinham com o Plano de Ação de Manaus, inicialmente discutido na COP26 em Glasgow, Escócia.
O MAP irá traçar um caminho para a rede da Força-Tarefa do GCF nos próximos anos, concentrando-se em quatro áreas: (1) Conhecimento, Tecnologia e Inovação; (2) Governo e Políticas Públicas; (3) Pessoas e Comunidades; e (4) Finanças e Investimento.
Cada trilha destacará estratégias e soluções ousadas, e o que é necessário para colocá-las em prática, já que a Força-Tarefa do GCF e seus parceiros implementarão o MAP nos próximos anos.
Por causa da Covid-19, o evento terá capacidade reduzida para a segurança dos participantes. A Secretaria da Força Tarefa do GCF e o Governo do Amazonas continuarão a acompanhar de perto a situação da doença e os correspondentes conselhos de viagem nos próximos meses, para garantir a saúde e a segurança dos participantes da Reunião Anual.
O encontro é exclusivo para convidados. Interessados em participar da Reunião Anual de 2022 em Manaus devem contatar a Secretaria da Força-Tarefa do GCF, por meio do e-mail [email protected].
FOTO: Diego Peres/Secom