O Amazonas foi escolhido para sediar o 9º Fórum Nacional de Museus, em 2026. A escolha foi realizada por meio de votação entre os participantes do 8º Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza, entre os dias 25 e 30 de novembro. Em uma disputa com a Paraíba, o Amazonas venceu com ampla vantagem.
O Fórum Nacional de Museus é um evento realizado desde 2004. De abrangência nacional, constitui-se como um espaço de aprofundamento das discussões específicas sobre o setor de museus. É também uma oportunidade de intercâmbio de experiências entre os profissionais do campo museal.
Na edição deste ano, o principal objetivo do Fórum Nacional de Museus foi foi refletir e consolidar diretrizes para o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e consolidar as bases para a implantação de uma articulação nacional de museus brasileiros, representada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
A 8ª edição do Fórum Nacional de Museus também teve o aspecto de retomada, uma vez que a última edição do evento aconteceu em 2017, há sete anos. O tema deste ano foi Democracia e Direito à Memória. Foram formados quatro grupos de trabalho para formalizar e efetivar todas as propostas do Plano Nacional Setorial de Museus, que é válido para o período de 2025 a 2035.
“Nós conseguimos aprovar esse Plano Nacional Setorial de Museus, que começa a vigorar a partir do ano que vem, e isso foi uma grande vitória pelos sete anos que ficamos sem a realização desse fórum”, afirma a diretora do Departamento de Gestão de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Aline Santana.
Foram sete anos sem ter as discussões, sem ter os planos discutidos com os estados brasileiros, que fazem parte do Sistema Nacional de Museus. “Então, a gente conseguiu também reunir a maior quantidade de participantes representantes dos estados brasileiros nesta edição”, relata Aline Santana.
Para a diretora do Departamento de Gestão de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a realização do Fórum Nacional de Museus no Amazonas vai ser uma oportunidade de mostrar as atividades, programas e planos de ações desenvolvidos no estado.
“Aqui nós temos sete museus que são administrados pela Secretaria de Cultura, Economia e Criativa. Nós sempre realizamos atividades paralelas dentro deles porque museu é educação, é cultura, é arte, é entretenimento, é memória, é identidade, é patrimônio”, pontua.
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa