Belém (PA) – Aluna do 9º ano do Colégio Militar de Belém, Manuela Oliveira se prepara para duas grandes competições. A primeira é o Campeonato Brasileiro da Japan Karatê Association Brasil, que será disputado no fim de maio em Brasília e vale vaga para o mundial da JKA no Japão. A segunda é o mundial de Karatê Tradicional, que será realizado em Portugal, de 7 a 14 de outubro.
Aos 14 anos, Manuela já é uma veterana no mundo do Karatê. A carreira começou aos 3 anos de idade, na academia Machida, em Belém. Ela alcançou a faixa preta aos 9 anos. Na época, foi avaliada por uma banca composta pelo Sensei Machida, mestre japonês e referência no esporte, e outros senseis da federação JKA Brasil. Até hoje, ela detém o título de faixa preta mais jovem do Brasil pela federação.
Além da JKA, Manuela faz parte de outras três federações esportivas: a Confederação Brasileira de Karatê (CBK), a Associação de Karatê Tradicional do Brasil (CKTB) e Confederação Brasileira de Karatê-do Tradicional (CBKT). Ela já participou de vários campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.
Destaque intelectual
Além de promessa no esporte, a atleta também é destaque intelectual no Colégio Militar de Belém. Manuela está entre os estudantes com direito a usar o Alamar, uma distinção adotada pelo Sistema Colégio Militar do Brasil para incentivar a dedicação aos estudos. Recebem o Alamar os alunos que obtêm média 8,0 ou superior em todas as disciplinas ao longo do trimestre.
Esporte no Sistema Colégio Militar do Brasil
O Exército também mantêm forte compromisso com o esporte, com diversos programas de incentivo nos 15 colégios militares espalhados pelo país. A prática desportiva é estimulada por meio da formação de equipes esportivas que participam de competições municipais, regionais e estaduais. Além do desenvolvimento físico dos alunos, a prática esportiva incentiva o desenvolvimento de bons hábitos para um estilo de vida saudável.
Trajetória de conquistas
A trajetória da Aluna Manuela no Karatê é marcada por inúmeras conquistas. Em 2023, foram 15 títulos, dentre os quais se destacam: Campeã Brasileira de Karatê de Kata e de Kumitê, no XXIII Campeonato Brasileiro de Karatê; Campeã Brasileira de Karatê Tradicional de Kata e de Kumitê, no XXXIV Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional; Campeã Pan-americana de Seleções de Kata e de Kumitê, no XX Campeonato Pan-americano de Seleções; e Campeã Pan-americana Interclubes de Kata e de Kumitê, no V Campeonato Pan-americano Interclubes.
Só em 2024, Manuela já conquistou os títulos de Campeã Paraense de Kata, Campeã Paraense de Kumitê e o Troféu Camisa 13, como Destaque Amadorista no Karatê, premiação de importância no esporte do estado do Pará. Agora, também foi indicada como atleta do ano, na categoria Karatê, pela Federação de Karatê Tradicional do Estado do Pará (FKTEP), ao Troféu Romulo Maiorana (30ª edição), a maior premiação esportiva do Pará.