A substância alicina encontrada no alho pode ajudar como anti-inflamatório natural
Muitos gostam e outros nem tanto. E tem quem ache que a comida fica sem sabor sem ele, mas afinal o alho e bom mesmo para a saúde ? a resposta é sim. A alicina é um composto quando você amassa, tritura e pica o alho isso ajuda na função hipotensora, que facilita na melhora da pressão arterial além disso há estudos que falam que ajuda na melhoria do sistema cardiovascular, tem ação antioxidante e antidiabética
Mas não adiante correr atrás e pegar o alho grande ! Segundo a pesquisadora Patrícia Prati, ” Nem sempre o alho maior tem mais alicina” Os especialistas alertam que o consumo do alho em excesso também não é bom. Isso porque ele pode causar lesões no trato gastrointestinal e pode provocar reações alérgicas. ou seja consumir com moderação.
O que incomoda ?
As pessoas que sofrem de alergia ao enxofre podem ter problemas com o alho. Pode apresentar dermatite, asma, rinite, conjuntivite e urticárias, já as gestantes podem sentir uma contração no útero e em lactantes podem aumentar cólicas no recém-nascido, é bom evitar alho se estiver próximo a algumas cirurgia.
Como preparar ?
Qual o melhor jeito de preparar o alho sem que ele perca as substâncias que fazem bem a saúde ? Segundo estudos , o alho tostado é o que mais perde alicina. O alerta vale também para o refogado- cerca de 50 % dos benefícios fica no óleo. A melhor forma é o alho cru, picado ou fatiado. A substância principal alicina permanece quase intacta, mas tem prazo de validade de até três meses.
Por : Walison Teixeira
Imagens : Divulgação
fontes : Bem estar