Alegrete, cidade mais gaúcha e tradicionalista do mundo, conquistou a marca histórica com a Maior Linguiça Campeira do Mundo

Durante o II Festival Estadual da Linguiça Campeira realizado nos dias 22,23 e 24 de março, os organizadores estão em busca da posição no Guinness Book da maior linguiça campeira do mundo e com isso vai aumentar o turismo na cidade e a procura da gastronomia tradicional na “Capital Nacional da Linguiça Campeira.

 

Foram confeccionados 60 metros de linguiça durante o evento, na qual tambémn tem o concurso com a prova “Tudo Que Leva Linguiça”. A maior linguiça teve a supervisão do gourmet artesanal José Pedro Rosso Gomes e do Leonardo Cera, Diretor de Turismo do Alegrete. O preparo da linguiça teve início na madrugada do dia 23 de março.

O município conta com 22 agroindústrias que produzem linguiças campeiras com aproximadamente 50 sabores, um mai delicioso que o outro.

 

Alguns sabores da linguiça:

– queijo

– quatro queijos

– tomate seco e rúcula

– pimentão

– pimenta

– bacon

– frango

-tradicional

– cebola

– picada a faca

– abacaxi

– goiabada e queijo

– azeitona

– e outras

 

Teve grande destaque a linguiça folhada a ouro, da Casa de Carnes Santo Antônio.

JOSÉ PEDRO ROSSO GOMES                 

…”Tive essa ideia de fazer algo diferente, como foi com as panelas enormes da cozinha campeira da Associação dos Arrozeiros que eu planejei, calculei e desenhei, com a trempe foi um pouco diferente, as panelas o Bastiani construiu.

Essa estrutura eu tive que planejar, calcular, desenhar, construir e assar, lógico que como tudo, não se faz nada sozinho. Apresentei minha ideia pro diretor da SEDETUR, Leonardo Cera, que me ajudou e construiu as parcerias para que o plano saísse do papel. Nos reunimos com a Secretária de Turismo, Carol Figueiredo, que meio sem acreditar, concordou e colocamos em prática. Felizmente deu tudo certo e saiu a maior linguiça do mundo no Alegrete…”

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *