Alegrete a cidade mais tradicionalista do Brasil, conhecida como a “Capital Nacional da Linguiça”, Realiza o seu 3º Festival Estadual da Linguiça Campeira que começou dia 4 de abril no Parque de Exposição Lauro Dornelles

Alegrete a cidade mais tradicionalista do Brasil, realizará o seu 3º Festival Estadual da Lingüiça Campeira, a cidade já é conhecida por “capital da linguiça”, o evento acontece entre os dias 4, 5 e 6 de abril, no Parque e Exposições Lauro Dorneles. Vai ter muitas atrações musicais, palestras, oficina em azeite de oliva, artesanato, turismo rural, gineteadas, concurso gastronômico e linguiças de todos os sabores.

A lingüiça foi apresentada ao nosso país pelos portugueses, que chamavam de “enchido”, era feita de carne de porco, alho, cebola e páprica e atualmente temos uma infinidade de tipos de lingüiças pelo sul do Brasil.

Antigamente quando o caçador abatia um animal maior do que as suas necessidades, ele picava alguns pedaços de sua carne, temperava com sal e ervas aromáticas da época e os embutia nas tripas e bucho (previamente lavados) destes animais.

O gaúcho quando começou a desbravar as terras do Rio Grande do Sul, além de carregar o charque na sua mala de garupa, também levava a lingüiça, e saía a camperear os campos dos pampas e os tropeiros faziam o mesmo, pois quando paravam era um alimento mais rápido e prático para eles fazerem assim como o arroz de carreteiro.

Aqui no Alegrete temos variados tipos de linguiças como: de queijo, queijo coalho, quatro queijos, provolone, rúcula e tomate seco, rúcula e queijo, cebola, bacon, frango e queijo, frango e bacon, pimentão, abacaxi, azeitonas, pimenta, cordeiro, etc.

No domingo às 9 horas acontece o Concurso Gastronômico “Tudo que tiver linguiça”.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *