Agricultura urbana orgânica: entenda por que é uma boa ideia

A agricultura urbana orgânica reduz desperdícios, contribui para a sociobiodiversidade e para o aproveitamento de nutrientes e sabor.

agricultura urbana tem como característica principal a aproximação do local de consumo do local de produção e, quando praticada de modo orgânico, proporciona uma série de benefícios:

Reduz o desperdício

Ao aproximar consumidores da fonte de alimentos, a agricultura na área urbana possibilita redução no desperdício causado pelo transporte e armazenamento.

Para quem tem uma horta próxima, por exemplo, é possível colher os alimentos praticamente na hora do preparo, o que evita transporte em longas distâncias e armazenagem, permitindo comer um alimento fresquinho e com zero desperdício, pois até as cascas podem retornar para a horta e serem utilizadas como composto.

Evitando a necessidade de armazenamento antes do consumo, é possível ingerir produtos fresquinhos e que passaram pelo processo completo de maturação!

Melhora o aproveitamento de nutrientes e sabor

Tendo controle sobre a forma de produção, você evita a aplicação de organoclorados e outros agrotóxicos ao optar por uma agricultura orgânica, mais saudável e barata.

A forma de agricultura orgânica que respeita o tempo natural de maturação dos alimentos dá origem a produtos com maiores níveis nutricionais e mais saborosos.

Reduz o consumo de industrializados

Quem não prefere preparar um chá gelado de limão e hortelã fresquinho direto da horta no lugar de consumir aquele de caixinha que já vem pronto, mas pode conter conservantes, agrotóxicos, corantes, é mais cara e ainda gera descarte no final (a caixinha)? Com alimentos frescos à disposição, é provável que estes sejam preferidos em detrimento dos industrializados, principalmente para pessoas mais pobres.

Quem produz pode escolher captar água da chuva

Na agricultura convencional, é difícil na posição de consumidores escolhermos como se darão as formas de produção. Mas em uma horta dentro ou mais próxima de casa, nosso poder de decidir sobre as formas de produção é maior. E você pode decidir captar água da chuva para regar sua horta urbana.

Destina adequadamente os resíduos de origem vegetal

Muitas vezes quem já realiza a compostagem dos restos de alimentos e de outros resíduos vegetais não sabe o que fazer com o produto gerado (húmus e biofertilizante). Se é o seu caso, esse é mais um motivo para começar a praticar a agricultura urbana e destinar seu composto para a adubação do solo. Se a compostagem ainda não for o seu caso, aproveite para adquirir esse hábito e reduzir sua pegada ecológica.

Saúde

Os benefícios à saúde que a prática da agricultura urbana pode trazer para todos e principalmente para aquelas pessoas que habitam regiões estressantes das áreas mais urbanizadas não se restringem à ingestão direta de alimentos saudáveis e livres de contaminantes. A própria ação de cultivar uma horta urbana pode ser uma forma de terapia ocupacional e ajudar na melhora da saúde mental.

Contribui para o microclima e a biodiversidade

As áreas urbanizadas costumam sofrer de escassez vegetal na paisagem. A prática da agricultura urbana pode ser uma forma de contribuição tanto para a paisagem quanto para a regulação do microclima, atuando como uma barreira de ruídos e ajudando na manutenção da biodiversidade, servindo como uma reserva genética urbana.

Post Author: Victória Rosas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *