ADS realiza ações em Santo Isabel do Rio Negro para fortalecer comercialização de produtos regionais

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) estarão no município de Santo Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus), para implementar ações voltadas à comercialização dos produtos dos produtores e piscicultores da região. A programação, que inclui diversas atividades e cursos, terá início nesta quarta-feira (12/02) e se estenderá até domingo (16/02).

Durante a ação, serão oferecidos cursos de apoio à comercialização, com ênfase nas boas práticas de manejo na piscicultura, abrangendo desde os princípios básicos até a comercialização de peixes. A programação será conduzida pela engenheira de pesca da ADS, Renata Veiga, e será dividida em etapas.

O curso sobre introdução à piscicultura sustentável será realizado na quarta-feira (12/02), à noite, no auditório da prefeitura local. Na quinta-feira (13/02), às 6h, haverá uma sessão prática sobre biometria e despesca sustentável em uma propriedade da região, seguida pela apresentação do regimento das feiras da ADS pelo engenheiro João Neto, à tarde.

Ainda na quinta-feira, será ministrado o curso sobre Boas Práticas Agrícolas e Aproveitamento de Biomassa na Conservação e Manejo das Áreas Agricultáveis, conduzido pelo engenheiro agrônomo da ADS, João Neto. A palestra sobre gestão de propriedades rurais será ministrada pelos engenheiros Renata e João, na sexta-feira (14/02).

No local, também serão apresentados os programas desenvolvidos pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), além de consultorias e visitas às propriedades para oferecer suporte técnico aos participantes.

“Nosso foco é a comercialização de produtos, mas também abordaremos todo o processo, desde o cultivo e a colheita até a comercialização. A iniciativa atenderá cerca de 100 produtores rurais, incluindo 20 piscicultores e 80 agricultores, em resposta a uma solicitação do município”, destacou Renata.

As consultorias técnicas serão realizadas no sábado (15/02) e domingo (16/02). A equipe retornará a Manaus na segunda-feira (17/02). Além dos dois engenheiros, a ADS também enviou um técnico para dar suporte nas práticas de campo e nos cadastramentos de feirantes, além do levantamento de propostas para feirantes interessados no programa Mais Crédito Amazonas Feirantes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Foto: Ruth Jucá / ADS

Post Author: Bruna Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *