O Governo do Estado, por meio da Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas) iniciou, ontem (15), o treinamento prático e teórico sobre a identificação e manejo das principais pragas e doenças em cultivo de citros.
A atividade tem como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam na defesa vegetal, com ênfase à portaria de nº 317, de 21 de maio de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A portaria instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle à HLB. Também conhecida como greening ou amarelão dos citros, é a doença de citros mais importante no mundo, já presente em estados como São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Paraná (PR), mas ausente no Amazonas.
A parte teórica do treinamento ocorreu na quarta-feira, no auditório do Sistema Sepror, com palestras que abordaram, além da HLB, outras pragas quarentenárias que afetam plantações de citros entre elas: cancro cítrico, ácaro hindustânico e pinta preta.
As palestras foram ministradas pelo engenheiro agrônomo da Adaf, Claudio Gurgel, e pelo pesquisador Marcos Garcia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
O gerente em exercício da Gerência de Defesa Vegetal da Adaf (GDV/Adaf), Sivandro Campos, avalia que a atualização técnica dos profissionais que cuidam da defesa vegetal se faz necessária, tanto em face da relevante produção de citros no Amazonas, como da necessidade de prevenção contra pragas.
A programação continua nesta quinta-feira (16), quanto a Adaf promove treinamento prático no Sítio São Sebastião – Protecitrus, localizado no quilômetro 25 da rodovia AM-010, zona rural de Manaus.
*Com informações da assessoria Fotos: Deyserreen Costa