Joelma Da Silva formada em medicina veterinária atuava na Agência desde o ano 2013 como contratada, mas ser agora concursada, é a realização de seu sonho e um grande desafio
Todas as ações da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) estão sendo reforçadas, no estado, com a integração dos 134 novos servidores que tomaram posse neste mês, entre técnicos e fiscais agropecuários. Sendo que agora contam com 20 novos veterinários no quadro de pessoal da agência o que permite o incremento de atividades, no interior, que estavam deficitárias de recursos humanos.
Com isso, a agência chegou a mais municípios como Itamarati, Borba, Japurá, Santo Antônio do Içá e Jutaí. Estes servidores atuarão inicialmente nos escritórios do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Além disso, cinco Unidades Veterinárias Locais (UVLs) estão em implantação, e outras quatro serão implantadas ainda neste ano, com a posse de mais 17 veterinários concursados, totalizando 37 novos profissionais.
Os aprovados serão lotados nos municípios de Canutama, Lábrea, Apuí, Manicoré, Novo Aripuanã, Autazes, Barreirinha, Codajás, Itacoatiara, Urucará, Urucurituba, Urucará, Amaturá, Anamã, Boca do Acre, Borba, Envira, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Nhamundá, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tefé, Manaus, Humaitá, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Nova Olinda do Norte e Manacapuru.
De 15 municípios que eram atendidos apenas por técnicos do (Idam), quatro já passaram a ser atendidos também por pessoal próprio da Adaf: Japurá, Borba, Itamarati e Jutaí. Os 11 municípios restantes devem receber técnicos da Agência a partir de agosto, com a integração de novos concursados.
Um grande desafio
Uma das funcionárias que tomou posse recentemente é Joelma Da Silva. Ela já trabalhava na Agência desde 2013 na coordenação de programas sanitários através de contratos. Joelma é formada em medicina veterinária e ser concursada para ela é a realização de um sonho. “Sempre sonhei passar em um concurso principalmente na área de defensa, área pela que eu sou apaixonada e área na que atuo desde que terminei a faculdade”.
Atualmente, ela continua exercendo a função de coordenação do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa e passou no cargo de fiscal agropecuária médico veterinária.
A colocação no concurso trouxe para Joelma uma mudança de cidade. Solteira e sem filhos agora atua no município de Itacoatiara. “Para mim é uma novidade trabalhar numa das Unidades Veterinárias Locais (UVLs) porque sempre trabalhei na central. Estou atuando em uma unidade local e na coordenação do programa. Estou exercendo as duas funções”.
Para Joelma exercer as duas funções é um grande desafio profissional. Ela espera obter sucesso e poder contribuir com Agência o máximo que ela puder.
Texto Dulce Maria Rodriguez
Fotos: Divulgação e Joelma Da Silva