Aconteceu o 3º Rally da Canola, saindo de Santa Rosa – RS, indo até Colônia e Young no Uruguai

De dois em dois anos a Associação Brasileira de Canola- ABRASCANOLA, efetua um evento denominado Rally da Canola, com viagem a locais de pesquisas e cultivo dessa brássica.

Entrevistamos o Engenheiro Agrônomo Marcos Caraffa. Professor e Coordenador da Faculdade de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio. SETREM, de Três de Maio – RS

…”Esse ano ocorreu o 3° Rally, iniciando dia 30 de setembro, com a vinda de produtores e técnicos do Paraguai até Santa Rosa, RS, onde foram efetuadas as inscrições e realizada uma Tarde de Campo na área experimental da Coopermil.

No dia 01/10 o grupo (em torno de 30 carros e Vans) fez parada em Giruá, na Celena Alimentos, seguindo para São Luiz Gonzaga, na área experimental da COPATRIGO, onde também ocorreu uma palestra sobre manejo da cultura.

À tarde o grupo se deslocou à unidade da Cotribá, em Santana do Livramento, onde ocorreu exposição sobre os trabalhos de pesquisa desenvolvidos, uma vez que a forte chuva impediu a visitação ao campo experimental.

No dia 02/10 a viagem adentrou o Uruguai, indo até a INIA La Estanzuela, em Colonia, Uy, onde palestraram pesquisadores da ALUR e INIA La Estanzuela, da Abrascanola, da C. W. Trading (Py) e Embrapa Agroenergia, versando as mesmas sobre a evolução dos cultivos e das pesquisas de canola e carinata no Uruguai, Paraguai e Brasil, além de uma análise sobre a situação da cultura na América Latina.

O dia 03/10 iniciou com visitação à áreas de cultivo de canola e carinata de produtores uruguaios.

Na tarde desse dia foi visitada a Estação Experimental da Nuseed/Uy – Unicampo/Uy, em Young.

Após tantas atividade, trocas de experiências e conhecimentos, regradas a grande e fraterna integração, na noite do dia 03 ocorreu um jantar de confraternização, com lançamento do 3° Simposio Latino Americano de Canola – SLAC, a ocorrer em Naranjal, Py, nos dias 13 e 14 de agosto de 2025, sucedendo a 2ª edição do evento, que ocorreu em agosto de 2023 na SETREM, em Três de Maio.”…

 

CARINATA

Um novo produto está sendo estudado nos Estados Unidos para contribuir com o mercado de biocombustíveis. No estado do Alabama, por exemplo, uma nova pesquisa revelou que a chamada Carinata, uma oleaginosa parecida com a Canola, pode ser utilizada para produzir um biocombustível de alta qualidade.

Goiás é o estado que apresentou o maior rendimento nos ensaios de cultivo da semente da carinata, um tipo de mostarda que pode ser transformada em combustível para avião.

 A Carinata é rica em ácido glucosinólico, um dissuasor natural para nemátodos e outros agentes patogênicos e insetos. A adaptabilidade da cultura a diferentes ambientes também é benéfica. Enquanto Carinata é uma safra de temporada legal nos estados do sul, é uma safra de verão em vários estados do meio-oeste na visão deles. 

                                      

CANOLA

A canola está entre as oleaginosas mais produzidas no mundo, ficando atrás apenas da soja e da palma de óleo.

Ela é considerada um alimento rico em gorduras boas, sendo a base para a produção

de óleos comestíveis e lubrificantes para máquinas, além de ter um farelo rico que serve como base para a fabricação de ração de animais. 

A cultura se adapta bem aos climas mais frios, o que exige uma série de cuidados na hora de seu plantio. 

 

O consumo do óleo é comum, e além de ser considerado completamente seguro para o consumo humano e animal, também é considerado estar entre os mais saudáveis de óleos derivados de plantas, tendo uma quantidade relativamente baixa de gordura saturada e um alto teor de gordura poli-insaturada. Também é usado como uma fonte de biodiesel;

O farelo de canola possui 34 a 38% de proteínas, sendo um excelente suplemento proteico na formulação de rações para bovinos, suínos, ovinos e aves.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *