Aconteceu a abertura da Festa Nacional da Uva onde são esperadas mais de 500 mil pessoas
Márcia Ximenes Nunes
No dia 8 de março de 1931 foi realizado no clube Juventude, localizado em Caxias do Sul, a primeira Festa Nacional da Uva, organizada por Joaquim Pedro Lisboa, ele era um coletor estadual de impostos e membro do Instituto do Vinho com o objetivo de melhorar a qualidade do vinho produzido na Serra Gaúcha.
Inicialmente uma festa que tinha o objetivo de exibir os produtos dos colonos italianos ligados a vinicultura, assumindo ao longo dos anos um grande papel de mostra econômica local e regional.
Acontece a 34º edição do evento, foi aberta oficialmente no dia 15 de fevereiro e vai até o dia 3 de março. Nesta edição a Festa da Uva quer celebrar o futuro, sendo o tema “Caminhos e Lugares”, é o ponto de partida para as comemorações dos 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes italianos na Serra Gaúcha, que serão completados no ano de 2025.
Acontecerá seis desfiles cênicos que envolve 1,3 mil pessoas e destaca o sonho da cucagna, ou seja, mostrar em um espetáculo a céu aberto qual era a América e o país da fartura que estava no imaginário dos imigrantes que chegaram no nosso país.
O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas, onde é responsável por 52% da produção nacional. Da produção total de uvas, apenas uma pequena parte é destinada ao consumo de mesa. O restante é destinado à elaboração de sucos e vinhos de forma artesanal e industrial.