Entrevista com Elusa Andrade, Médica Veterinária de Santa Maria – RS, que vai nos falar sobre a FENOVINOS e o Campeonato Gaúcho de esquila solta à máquina.
…”Durante a 36ª FENOVINOS, que ocorrerá este ano em Santa Margarida do Sul, nós teremos o Campeonato Gaúcho de Esquila Solta à Máquina. Será na sexta-feira, dia 03 de maio, às 17hs no Parque Municipal de Eventos Olympio Bicca Estrázulas. Numa realização da Emater/RS e apoio da Associação de Produtores Rurais de Santa Margarida do Sul, Prefeitura, ARCO OVINOS e Cooperativa de Lãs Tejupá e diversos patrocinadores do setor.
Entre os objetivos do Campeonato, está o de dar visibilidade e valorizar o profissional de esquila, que é tão necessário para ovinocultura do Estado e que está cada vez mais raro de se encontrar atualmente, em especial, o profissional com qualificação em esquila solta à máquina, seja pelo método tally-hi (escola uruguaia de esquila) ou new pattern (escola argentina de esquila, método de esquila solta mais atualizado e utilizado mundialmente). Hoje, com o advento da Certificação da Lã Gaúcha capitaneada pela ARCO, ainda temos poucas comparsas desses esquiladores habilitados para realizarem a certificação da lã nas propriedades. Logo outro objetivo é o de incentivar que mais jovens se motivem a aprender este ofício, que hoje é oferecido na forma de cursos de qualificação profissional através do SENAR/RS com o apoio da Emater/RS.
Por fim, temos o objetivo de divulgar os benefícios da esquila solta para o maior número de produtores possível, tais como: bem-estar animal (o animal não é amarrado para esquilar), a retirada do velo inteiro do animal, proporcionando maior rendimento na colheita da lã e facilitando a separação e classificação prévia dos diferentes tipos de lã que saem do animal para diferentes fins na indústria (processo de acondicionamento e a certificação da lã). Isto leva a uma maior valorização do produto lã para mercados mais específicos. Sem falar no manejo de esquila pré-parto que pode trazer outros inúmeros benefícios para a produção (maior peso de velo, melhor qualidade de velo colhido, maior peso ao nascer de cordeiros, maior sobrevivência e assinalação de cordeiros, melhor condição corporal da matriz na parição, maior produção de colostro e leite, etc.) que com a esquila solta é muito mais seguro para as ovelhas em gestação pelo manejo do esquilador, sem stress para o animal que fica a maior parte do tempo sentado e sem maneia.
O encerramento do campeonato será com uma disputa internacional de esquila solta entre 3 jurados de 3 países da América do Sul. Representando o Brasil, Nestor Rivas, que é esquilador profissional formado pelo SUL (Uruguai) e competidor internacional de esquila, tendo já participado de 2 Mundiais de Esquila Solta representando o Brasil, na França em 2019 e na Escócia em 2023. Representando o Uruguai, Helder Cantos, esquilador profissional formado pelo SUL (Uruguai) e também competidor internacional de esquila, também competiu representando o Uruguai no Mundial de Esquila Solta na Escócia em 2023. Representando a Argentina, será Mariano André Insaurralde, que é esquilador profissional e técnico instrutor de esquila pelo PROLANA/Argentina.
Ainda na comissão de jurados do campeonato teremos: Claudiomar Batista, esquilador profissional, habilitado em esquila solta New Pattern pelo PROLANA/Argentina e instrutor do Curso de Esquila Tally-hi pelo SENAR/RS e Juan Montano, esquilador e acondicionador de lãs profissional formado pelo SUL/Uruguai.”…