Acontece em Bagé no Rio Grande do Sul o 1º Fórum de Inovação da Cadeia Produtiva da Lã: capacidades de inovação e governança, a ovinocultura ganhando destaque no Estado gaúcho

No dia 27 de fevereiro, das 9h às 17h, acontece o I Fórum de Inovação da Cadeia Produtiva da Lã, no Salão de Atos da Urcamp (Campus Sede Bagé). Trata-se do evento de finalização do Projeto Arranjo Produtivo Local – APL da Lã Ovina: governança, desenvolvimento, operações, gestão e comercialização, aprovado pela FAPERGS, no Edital 08/2022 – Pro Corede Campanha.

 

 

A ovinocultura cada vez ganha mais destaque no nosso Estado e ressaltando toda a cadeia produtiva, desde o nascimento do ovino e também na nossa alimentação, frigoríficos, rações, curtume, lãs, lavagem da lã, fios de lãs, artesanatos, certificação, economia, mercado, exportação, agronegócio, enfim tudo e todos que envolvem os ovinos.

Ovinocultura é parte da Zootecnia que trata do estudo e da criação de ovinos é a atividade de criação, manejo e comercialização de ovinos, ou seja, de ovelhas e carneiros. Essa prática envolve diversas atividades, desde a seleção de reprodutores até a alimentação, vacinação e cuidados sanitários dos animais. A ovinocultura é uma atividade importante em diversas regiões do mundo, tanto para a produção de carne e lã, quanto para a utilização dos animais em atividades como pastoreio, controle de ervas daninhas, terapia e lazer. Para o sucesso da ovinocultura, é necessário ter conhecimento técnico especializado, planejamento adequado e infraestrutura adequada para o bem-estar dos animais.

O projeto APL da Lã é o resultado de um trabalho que iniciou em 2019, com a criação do Grupo de Trabalho da Lã, que reúne empreendedores e instituições que se debruçam, desde então, em torno da busca de melhorias na cadeia produtiva da lã. 

Durante o I Fórum de Inovação da Cadeia Produtiva da Lã serão apresentados os resultados dos estudos realizados em 2023, inclusive retomando aspectos relevantes debatidos no II Simpósio Gaúcho de Ovinocultura, realizado na UFSM.

 

 

A programação do I Fórum do APL da Lã, contempla os seguintes painéis:

9h às 12h – Capacidades de Inovação

  • Operações: o caso da Novelaria Santa Marta 
  • Gestão e Estratégia: Certificação da Lã Gaúcha – ARCO 
  • Comercialização e Mercado: as perspectivas da Economia Criativa
  • Desenvolvimento: o caso da manta de lã

14h às 16h – Processo de implementação do APL da Lã: Entidade Gestora e Governança Regional

9h às 17h – Exposição e Feira de Produtos em Lã – Saguão de entrada da Urcamp

 

O APL da Lã é o resultado da articulação de pessoas engajadas com a produção artesanal local, criadores de ovinos, designers, empresários, assim como instituições de ensino, de pesquisa e de extensão debruçam, desde então, em torno da busca de melhorias na cadeia produtiva da lã.

O 1º Fórum é realizado pela Urcamp juntamente com a Fundação Maronna, o COREDE Campanha e a FAPERGS.

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *