Acontece em Alegrete – RS o 2º EICAPAMPA – Encontro Internacional de Caiaqueiros no Pampa, com expedição no rio Ibirapuitã, entre 17 a 19 de novembro

A história do caiaque teve início em 1840, quando o escocês John McGregor construiu uma canoa inovadora, batizada de Rob Roy e que é considerada a precursora do caiaque atual. Com a Rob Roy, John navegou por vários países da Europa e do Oriente Médio em 1840 e, aos poucos, popularizou a novidade, sendo que começou a ser mais conhecido um bom tempo depois.

caiaque é uma pequena embarcação a remos utilizada para lazer, transporte e competições. Na vertente desportiva compreende várias modalidades como velocidadeslalomadaptadadescidamaratonaoceânicaondapólorafting e rodeio.

 

Esta embarcação começou a ficar famosa a partir da década de 1970, criada na Groelândia, quando os programas de televisão começaram a divulgar os desportos radicais.

O caiaque nasceu na Groelândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de meio de pesca e trabalho aos esquimós, em 1929. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação.

Os ossos flexíveis de baleia formavam a estrutura do engenho e nas costuras de pele do revestimento usavam-se as tripas de foca. A impermeabilização era obtida pela imersão do caiaque nas águas do mar, ocasionando o seu encharcamento.

Para mantê-lo imune à penetração da água, o recurso era muito simples: bastava imergi-lo sempre que não era usado, daí a se constatar que o fundo do mar foi à primeira “garagem” conhecida dos caiaques.

O material usado no início pelos esquimós eram as peles de animais; hoje em dia são utilizados fibra de vidro e plástico. Os caiaques de plástico são ideais para as regatas ou “White water”, pois têm grande resistência aos impactos em pedras. O plástico utilizado normalmente é o polietileno de média densidade e são fabricados pelo processo da rotomoldagem.

Nossa entrevista é com o Zootecnista, professor do IFFar, Campus Alegrete e coordenador-geral do EICAPAMPA Marcel Hastenpflug.

 

O que é EICAPAMPA?

…”É o encontro internacional de caiaqueiros no Pampa gaúcho. Um evento promovido para integrar pessoas com interesses comuns por canoagem e natureza, este ano teremos a segunda edição       “…

 

Quantos participantes são esperados para o evento?

…”No ano passado, na primeira edição, tivemos 95 inscritos. Este ano, em função do sucesso anterior e dos feedbacks positivos que obtivemos, esperamos mais participantes, especialmente do Uruguai e da Argentina.”…

Qual a finalidade do evento?

…”A finalidade, assim como outros eventos semelhantes no estado do Rio Grande do Sul, é integrar caiaqueiros, especialmente aqueles da modalidade “kayak fishing”, que é a modalidade que mais cresce no Brasil.”…

Participam pessoas de muitas cidades?               

…”No ano passado, tivemos participantes de 14 municípios do RS, desde Porto Alegre, até as regiões das Missões, Campanha e Fronteira Oeste. Além destes, tivemos participantes uruguaios das cidade de Artigas e Rivera.”…

 

…”O evento deste ano foi elaborado segundo a pesquisa de satisfação realizada posteriormente a primeira edição. Planejamos o evento exatamente conforme os participantes anteriores sugeriram. Incluímos mais um dia na programação para aproveitarem a estrutura do Sítio Santa Helena, programamos um show para sábado à noite, que ficará a cargo de Gui Mendes e mais alguns ajustes que tivemos que fazer.”…

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Post Author: Márcia Ximenes Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *